Encontro no CCB

  • 12-11-2021

O 3.º Meeting dos Enfermeiros da Secção Regional Sul culmina no dia 3 de Dezembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com um grande debate em torno do tema: "Enfermagem para uma Nova Era: Oportunidades e Desafios.

 

Várias mesas redondas e comunicações sobre o futuro da profissão é o primeiro momento marcado pela reflexão e pelo debate que se inicia pelas 9.30 horas e se prolonga até meio da tarde. 

 

Olhando para o futuro dos cuidados de saúde, os Enfermeiros estão empenhados na melhoria da organização do sistema nacional de saúde. Para isso, é necessário perceber as oportunidades e enfrentar os desafios. Encontrando-nos numa fase mais avançada da pandemia, é também preciso reflectir sobre o potencial dos Enfermeiros no pós-pandemia, na melhoria da saúde das pessoas, de forma a que se consiga assegurar o direito dos mais vulneráveis e em melhorar o acesso a cuidados de saúde, nomeadamente com a implementação de consultas e teleconsultas em Enfermagem. Tudo isto e muito mais estará em debate e reflexão no dia 3, no CCB. Esta actividade está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros.

 

O segundo momento será a entrega dos galardões aos vencedores do Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa. Acto muito simbólico porque, na realidade, pretende-se que seja uma justa homenagem a todos os Enfermeiros que, além do seu trabalho diário na prestação dos cuidados de saúde, ainda se dedicam à investigação, dignificando a Enfermagem, que foi a profissão que mais evoluiu nestes últimos anos, tanto a nível técnico como académico. Por isso, é cada vez mais importante fomentar o desenvolvimento da investigação e dar visibilidade à Enfermagem no seio de toda a comunidade científica.

 

O terceiro momento é ainda mais simbólico e que se poderá chamar de "encontro de gerações". Trata-se da Cerimónia de Vinculação à Profissão dos recém-licenciados em Enfermagem. São os mais novos que chegam, com a sua alegria, com a sua disponibilidade, com os seus sonhos, de braços abertos para, com os colegas mais velhos, manterem a Enfermagem como a mais bela profissão do mundo. 

 

Veja o programa aqui

 

Este 3.º Meeting é, sobretudo, um ponto de encontro de todos os Enfermeiros membros da Secção Regional Sul. Por isso, será uma festa para participar.

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Poderá estar presente no CCB, embora de forma condicionada devido à pandemia, ou então participar através das plataformas digitais, sem ter de se deslocar.

 

As inscrições para quem pretende estar presente no CCB fazem-se aqui

 

As inscrições para quem pretende acompanhar o evento no formato online nas plataformas digitais são aqui

 

 

Não se esqueça que este Meeting começa no dia 2 de Dezembro com dois webinars: um dedicado à deontologia da enfermagem e outro dedicado à saúde mental.

Se pretender participar em alguns desses webinars vá aqui  

 

O importante é que estejamos sempre juntos, porque Ninguém está sozinho!