Juntos online

  • 25-11-2021

Encontrando-se o País a enfrentar uma quinta vaga de infecções pelo vírus SARS-CoV-2, já com novas variantes, com um crescimento diário das taxas de incidência e de transmissão (Rt) da covid-19, a SRSul decidiu realizar em formato exclusivamente online o segundo dia do 3.º Meeting dos Enfermeiros da Secção Regional Sul programado para o dia 3 de Dezembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. As inscrições presenciais já realizadas são automaticamente transferidas para o online. E ainda há vagas para poder acompanhar os trabalhos em que se debate o futuro da enfermagem em Portugal e no mundo. Inscreva-se.

 

Tratou-se de uma decisão difícil de assumir uma vez que se contava oferecer este ano aos Enfermeiros a possibilidade de darem o abraço há tanto tempo desejado. Mas, enquanto profissionais de saúde, seria impossível outra decisão porque, aliás, os Enfermeiros, mais uma vez, estão a ser chamados a disponibilizar o espírito de resiliência demonstrado desde a primeira hora da pandemia.

 

Assim, as pessoas que já se inscreveram para estar presencialmente no Centro Cultural de Belém foram entretanto informadas de que a sua inscrição mantém-se - porque o meeting tal como está programado vai acontecer e a presença do vice-almirante Gouveia e Melo já está confirmada (ver o programa aqui) - mas terão de participar à distância, através das plataformas digitais. A inscrição é transposta automaticamente de um formato para outro, sem necessidade de voltarem a inscrever-se.

 

O conselho directivo da SRSul tomou esta decisão de forma muito consternada a pensar na segurança de todos. Deseja-se que o próximo meeting seja o da liberdade de abraçar.

 

Mas, vamos ter meeting conforme o programado. Os oradores estão convidados e irão ao Centro Cultural de Belém apresentar as suas prelecções como se na frente estivessem fisicamente todos os que desejam seguir  este debate focado no futuro da enfermagem.

 

Na parte da tarde teremos, tal como o previsto, a entrega dos galardões aos vencedores do Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa 2021, com a presença dos investigadores, e, logo a seguir, o juramento de vinculação à profissão com a presença de um grupo de novos enfermeiros. A maioria destes vai participar na cerimónia através das plataformas digitais.  

 

Não obstante os constrangimentos impostos por esta quinta vaga da pandemia, a SRSul quer que haja encontro de todos os Enfermeiros em volta de um tema tão pertinente e por isso alargou a possibilidade de inscrição no formato online. Se ainda não se inscreveu, faça-o agora, aqui

 

Recorde-se que no dia anterior, dia 2 de Dezembro, realizam-se dois webinars, um sobre deontologia da profissão e outro sobre saúde mental, e ainda há a possibilidade de inscrição em ambos. Veja aqui

 

Nos dias 2 e 3 de Dezembro vamos estar juntos.