Fique Em Casa

• 22-01-2021

Em nome de todos os Enfermeiros que são neste momento a nossa única linha de defesa de combate à Covid-19, a Ordem dos Enfermeiros lança a campanha de sensibilização “Fique em Casa”. Veja este vídeo

Não se trata de uma ordem ou de uma imposição, antes um pedido. Um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive nos hospitais.

Mais do que uma questão de camas ou de ventiladores, é uma questão de falta de Enfermeiros suficientes para dar resposta a todas as necessidades, doentes Covid e doentes não Covid. Além da carência crónica de Enfermeiros, há cada vez mais Enfermeiros infectados ou em isolamento, impedidos de trabalharem.

Os profissionais de Saúde, neste momento, não conseguem garantir a prestação de cuidados em segurança e com qualidade, nem a vida das pessoas, apesar de estarem a desenvolver todos os esforços.

Os profissionais estão exaustos e não conseguem chegar a todos. Hoje podemos ser nós, amanhã os nossos pais e depois os nossos filhos.

É preciso travar estes números, reduzir os contágios e diminuir o número de infectados. E isso depende de todos nós com um gesto simples: ficar em casa.

Os Enfermeiros não fazem milagres. Por si, por eles, por todos nós: Fique em Casa!