Buscam a sorte noutras paragens

  • 10-01-2023

Mais de três mil Enfermeiros saíram de Portugal desde o início da pandemia, no início de 2020. 

 

No total, a Ordem dos Enfermeiros recebeu 3364 pedidos de declarações para efeitos de emigração, sendo que os números voltaram a subir em 2022, quando comparados com o ano de 2021, segundo os dados mais recentes, agora conhecidos.

 

No último ano, foram feitos 1221 pedidos de declarações para efeitos de emigração, quando em 2021 tinham sido 913.

 

A Suíça continua a ser o país que mais Enfermeiros portugueses recebe, seguido da Espanha. Também o Reino Unido continua a ser um destino preferencial, apesar do Brexit, surgindo em terceiro lugar no ranking de países escolhidos pelos Enfermeiros portugueses para emigrarem. 

 

Assim, os países europeus, que têm vindo a realizar campanhas de recrutamento mais agressivas, continuam a ser os principais destinos dos Enfermeiros portugueses, mas os Emirados Árabes Unidos também recebem, de ano para ano, cada vez mais profissionais. 

 

De referir que o número de Enfermeiros que saíram do País desde 2020 corresponde ao número de Enfermeiros formados anualmente pelas escolas portuguesas.

 

Estes dados demonstram a continuação da tendência da emigração de Enfermeiros, apesar da carência crónica de Enfermeiros em Portugal, ao ponto de querermos contratar Enfermeiros e não haver no mercado.