Prémio internacional para Enfermeiro de Santarém

  • 01-04-2019

É Enfermeiro, tem 33 anos, e acabou de ser nomeado The Spirit of Excellence pela Iniciativa Angels, (Angels Initiative) projecto internacional apoiado pela Organização Europeia do AVC (ESO). Em Maio, Gonçalo Vital desloca-se a Milão para sentir ao vivo esse reconhecimento internacional por todo o seu empenho em prol de melhores cuidados à pessoa com AVC.

 

Em que hospital central trabalha o Enfermeiro galardoado? Bom, na verdade, Gonçalo Vital trabalha no Hospital de Santarém, EPE, sem aquelas tecnologias avançadas existentes em Lisboa ou Porto. Mas, tem a seu favor algo que nenhuma tecnologia poderá produzir: a paixão.

 

“Sim, sou um apaixonado por esta área das doenças cérebro-vasculares”, disse em entrevista ao gabinete de comunicação da SRSul. “Reconheceram a motivação que sempre quis transmitir aos meus colegas no âmbito do projeto AVC em Santarém, assim como toda a atividade multidisciplinar, sobretudo ao nível da formação, para uma melhoria contínua nos cuidados a este tipo de doentes”, sublinhou.

 

Tudo começou na Escola Superior de Enfermagem de Viseu, onde se licenciou, passando depois pela especialidade em enfermagem Médico-Cirúrgica na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, onde também cursou o mestrado em gestão hospitalar, frequentando, neste momento, um outro mestrado em cuidados paliativos na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

 

Depois de se licenciar, trabalhou um ano na capital, no Hospital de S. José, onde passou pela Unidade de AVC. E foi aqui que a paixão começou a desenvolver-se. Mudou-se, depois, para Santarém onde está há 10 anos, integrando, a nível particular, a Iniciativa Angels que tem como lema “Dar à vida uma oportunidade”… O projecto, que é desenvolvido em vários países, apoiado pela ESO, tem como consultora em Portugal a professora Doutora Cláudia Queiroga. Foi neste âmbito que desenvolveu várias acções formativas, teóricas e práticas, no contexto de formação em serviço.

 

Em 2017 foi legislado pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) a obrigatoriedade de todos os hospitais terem a Via Verde do AVC em funcionamento. “O AVC é uma das principais causas de mortalidade e de dependência em Portugal”, esclareceu. Uma vez que tinha esta formação prévia, Gonçalo Vital foi convidado pela direção do departamento de urgência a integrar o grupo de trabalho da Via Verde , sendo nomeado Enfermeiro-Coordenador. Foram realizadas várias acções formativas, tendo também apresentado várias comunicações científicas em distintos locais, nomeadamente no congresso nacional da Sociedade Portuguesa do AVC. A 1 de Julho de 2018 começou a funcionar a Via Verde do AVC do adulto no hospital de Santarém.

 

O Objetivo da Iniciativa Angels é a existência até Maio de 2019 de 1500 unidades de AVC e hospitais preparados para trabalhar diariamente para um melhor cuidado do AVC. Gonçalo Vital tem-se esforçado por isso, no seu hospital de Santarém e em todo o lado por onde anda a dar formação e a motivar os colegas. Foi este esforço, e paixão, que foi reconhecido pelos seus pares em Portugal igualmente envolvidos com a Iniciativa Angels.

 

A 19 de Março recebeu uma carta da Professora Cláudia Queiroga a informar que tinha sido nomeado The Spirit of Excellence for Commitment to Excellence in Stroke Care. Outras nomeações aconteceram noutros países, onde a Iniciativa está presente, e todos se vão encontrar em Milão, de 22 a 24 de Maio. Nessa altura serão cinco os galardoados.

 

Ficará o jovem Enfermeiro, de trato afável e simpático, entre os cinco magníficos? “Que importa!!! Sentir-me reconhecido é uma mais valia… só o facto de ser nomeado… é o melhor prémio… ganhar é secundário… não estava à espera…”.

 

E agora, o que vem a seguir? “O emigrar nunca me passou pela cabeça”, garantiu. É natural de Almeirim e há 10 anos que está em Santarém. “Vou ficar por aqui, por terras escalabitanas. Tem vantagens e desvantagens… não temos a tecnologia que existe nos hospitais centrais, mas temos muitos projetos para desenvolver e estar junto da família é a maior das vantagens…”.

 

E por terras escalabitanas vai Gonçalo Vital continuar a sua paixão para que se cumpra o objectivo da DGS e o alcance da Iniciativa Angels, tentando a implementação da Via Verde onde não existe, e a prestação de melhores cuidados onde já existe. “A Via Verde está primariamente instalada nos hospitais centrais, mas há muitos outros hospitais que ainda não a têm, embora a DGS tenha dado orientações para que fosse disseminada até finais de 2017”, explicou.

 

E vai também continuar a lutar para que a qualidade do trabalho dos Enfermeiros seja reconhecida em Portugal, e não apenas no estrangeiro. “O Enfermeiro na sua prática é exímio nos cuidados que presta, mas depois existe esta falta de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, lamentou o reconhecido Spirit of Excellence.