Ordem visita Ribatejo

• 20-08-2019

Santarém é o próximo distrito a receber a iniciativa enfermagem@sul.

Entre 3 e 5 de Setembro, um grupo de dirigentes e peritos da SRSul, divido em várias equipas, vai andar pela região a visitar as unidades de saúde onde haja Enfermeiros. Para Sérgio Branco, presidente da SRSul, trata-se de um abraço a todos os que, muitas vezes em condições difíceis, continuam a acreditar na profissão e a dignificam todos os dias. O objectivo, diz, é fazer com que a Ordem esteja sempre ao lado dos seus Membros e que todos sintam a Ordem do seu lado…

O projecto iniciou-se no distrito de Faro, entre 1 e 5 de Julho. No final, percebeu-se que valeu a pena ter visitado a maior parte das unidades de saúde da região conhecendo as condições em que trabalham os Enfermeiros. O mesmo aconteceu no distrito de Portalegre, entre 30 de Julho de 2 de Agosto. Ouviram-se muitas queixas, todas devidamente registadas e encaminhadas, e também se constatou que, apesar de tudo, há muitos projectos, muitas inovações ao nível dos cuidados na comunidade e muita gente a dignificar a profissão. A falta de meios é um dos constrangimentos mais assinalados, mas a carência de recursos humanos é, em geral, a situação mais gritante, pois é a mais limitadora da qualidade dos cuidados. É também a que mais contribui para o cansaço físico e psicológico dos profissionais.

Com a iniciativa enfermagem@sul  pretende-se fazer perceber que a Ordem está com os Enfermeiros e que os Enfermeiros sentem a Ordem do seu lado. Isto aconteceu em Faro e em Portalegre, num forte abraço, e vai acontecer, agora, em Santarém, entre 2 e 5 de Setembro.

A visita inclui hospitais, centros de saúde e estabelecimentos de ensino.