-
05-11-2024
Enfermagem@Sul: uma resposta coordenada aos desafios da saúde no sul de Portugal
Durante os dias 22, 23 e 24 de outubro, 12 equipas da SRSul visitaram mais de uma centena de unidades e serviços para dialogar com os enfermeiros de diferentes equipas e fazer um levantamento das necessidades de cada unidade.
Essas visitas – cujo número e locais visitados têm aumentado continuamente para assegurar um diagnóstico mais abrangente – permitiram identificar lacunas, algumas graves em termos de infraestruturas, equipamentos e pessoal, com destaque para a escassez de recursos, cujo impacto é direto e significativo na qualidade e segurança do atendimento aos utentes.
O périplo iniciou-se pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) no Algarve, Médio Tejo e Lezíria, prevendo-se que no próximo ano seja extensível ao Alentejo.
A iniciativa Enfermagem@Sul surge da necessidade de aproximação aos contextos da prática de cuidados, sendo simultaneamente um exercício assaz na procura de melhoria da qualidade dos cuidados prestados e na valorização dos Enfermeiros.
Assume-se assim como uma forma de diagnosticar, acompanhar e dar resposta aos desafios estruturais e operacionais que os enfermeiros enfrentam nas diferentes unidades e serviços de saúde a sul do país.
Em boa verdade o reforço das equipas de enfermagem urge, na contratualização, mas sobretudo na retenção, com o desafio urgente de serem implementadas medidas que promovam a valorização e a motivação entre os profissionais.
A SRSul pretende ser um aliado inestimável dos enfermeiros ao impulsionar medidas de proximidade como esta, promovendo o diálogo com as administrações e garantindo que as condições de trabalho possam ser dignas e adequadas às necessidades da profissão e dos destinatários dos cuidados de enfermagem.
A médio e longo prazo, a atividade Enfermagem @Sul espera ser um motor que impulsiona, também, a construção de uma base sólida para o desenvolvimento da Enfermagem no sul do país, beneficiando tanto os profissionais quanto a população atendida.