Dimensão emocional e afectiva da Enfermagem vai estar em debate

  • 12-02-2020

As 2.as Jornadas Emoções em Saúde da ui&de/ESEL constituem um espaço de partilha de saberes com enfoque na Enfermagem, nas Emoções e no Afeto, bem como na sua inter-relação potenciadora de Saúde. O debate vai acontecer a 4 e 5 de Março. Veja aqui o programa. Inscrições aqui.

 

Na prática de cuidados de enfermagem, a dimensão emocional e afetiva adquire contornos significativos e influencia favoravelmente múltiplos aspetos do cuidar, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar dos clientes (Diogo, 2017). Também Watson (2012) defende que a enfermagem, enquanto ciência e arte de cuidar, constitui um modo incondicional de amar e valorizar o próximo. Já Morse et al. (1990) caracterizam o cuidar como um afeto e, simultaneamente, como uma intervenção terapêutica.

 

Assim, importa refletir sobre quais as estratégias dos enfermeiros para incrementar um processo emocional adaptativo e eficaz? Como é que os enfermeiros facilitam a gestão emocional dos clientes, ao longo dos processos de saúde-doença, com vista à promoção da sua saúde e bem-estar? Como é que os enfermeiros cuidam emocionalmente do outro e, concomitantemente, regulam as suas próprias emoções?

 

Estas e outras questões serão foco das presentes Jornadas, na procura permanente da excelência no exercício profissional, na medida em que os enfermeiros estão numa posição privilegiada para desempenhar um trabalho emocional que visa transformar positivamente as experiências negativas em vivências de superação e crescimento nos processos de cuidados (Diogo, 2015).