Sérgio Branco reeleito presidente da SRSul

• 07-11-2019

Os Enfermeiros revelaram através do voto o desejo de continuar a ver Sérgio Branco na presidência da Secção Regional Sul (SRSul), no mandato 2020-2023. As urnas encerraram às 20h00 desta quarta-feira com a maioria dos votos a favor da lista A, cerca de 70%, o mesmo acontecendo para o cargo de Bastonário, significando a eleição de Ana Rita Cavaco por mais quatro anos. Dos 70588 Enfermeiros eleitores, votaram 27692, dos quais 18930 na lista da actual Bastonária, contra os 4509 nas eleições de 2015. Os resultados finais mostram uma participação de 39% dos Enfermeiros, a maior de sempre. Na SRSul, votaram cerca de 10 mil, sendo a vitória de Sérgio Branco a mais expressiva da história da Ordem. Veja aqui os resultados.

"A SRSul vai prosseguir a sua acção na mesma linha de afirmação e dignificação da Enfermagem, mas agora muito mais consolidada por esta reeleição que traduz a confiança depositada nesta equipa”, declarou o reeleito presidente da SRSul perante algumas dezenas de Enfermeiros presentes na sede da instituição para acompanhar o encerramento da urnas, tendo sublinhando: “Nestas circunstâncias, a responsabilidade também se tornou muito maior.”

O cumprimento do compromisso assumido na campanha eleitoral vai passar ser o foco ao longo dos próximos quatro anos, disse ainda Sérgio Branco para quem “o ensejo é o mesmo que permitiu a esta equipa, neste final de mandato, poder dizer com propriedade: ‘cumprimos tudo o que prometemos’”.

O caminho que o Presidente diz querer trilhar será também o mesmo que caraterizou o mandado agora terminado: o da proximidade. “Olhar as pessoas e conhecê-las compromete-nos e responsabiliza-nos muito mais”, disse.

A terminar, Sérgio Branco dirigiu uma palavra de agradecimento a todos os Enfermeiros que se dignaram votar nesta eleição e em especial aos que nele depositaram a confiança. E fê-lo com um pensamento de Sophia de Mello Breyner cujo centenário de nascimento se assinalava neste dia 6 de Novembro: “Para ti criarei um dia puro/ Livre como o vento e repetido/ Como o florir das ondas ordenadas”.

Para Ana Rita Cavaco, “esta é uma vitória dos Enfermeiros". E adiantou: "Com esta votação, os Enfermeiros quiseram mostrar que são eles que mandam na sua casa e que não fogem às suas responsabilidades. É por eles e pelo País que continuamos aqui. Para trás nunca mais”, disse. Nesta eleição a Bastonária teve seis vezes mais votos do que nas últimas eleições, em 2015.

A tomada de posse deverá ocorrer durante o mês de Dezembro. O novo mandato, segundo os estatutos, começa a 1 de Janeiro de 2020 e termina a 31 de Dezembro de 2023. Os mesmos estatutos referem que os titulares e membros dos órgãos da Ordem não podem ser eleitos por mais de dois mandatos consecutivos.