Dia Mundial do AVC – 29 de outubro

  • 29-10-2014

Assinala-se hoje, dia 29 de outubro, o Dia Mundial do AVC, este ano assinalado com uma campanha dedicada especialmente às mulheres.

O AVC - Acidente Vascular Cerebral é a 2ª causa de morte no mundo e a 3ª em países industrializados. A elevada incidência e morbilidade associada determinam um importante impacto social e económico.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a percentagem de mortalidade por AVC nas mulheres é significativamente maior que nos homens o que justifica a escolha do tema de campanha. “Seis em cada dez mortes causadas por AVC ocorrem em mulheres, em grande parte porque o AVC ocorre mais tarde na vida nas mulheres, quando é mais perigoso”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, morrem todos os anos 3,3 milhões de mulheres devido a AVC, não incluindo o elevado número de mulheres que ficam com incapacidade para o resto da vida.

Constitui um desafio para os enfermeiros e para os enfermeiros especialistas, que têm intervenções preponderantes na prevenção primária/secundária, cuidados na fase aguda e na reabilitação. Devido às sequelas e morbilidade associadas a esta patologia, os cuidados à pessoa com AVC e respetivas famílias, necessitam de ser desempenhados por enfermeiros das diferentes áreas de especialização.

É necessária não só uma reabilitação funcional e psicológica da pessoa mas também uma capacitação individual dos cuidadores perante as novas circunstâncias de vida.

A melhor forma de combate a esta doença é a gestão dos fatores de risco junto da população que cuidamos, com especial ênfase no controlo da hipertensão arterial, dislipidémia e diabetes.

Texto elaborado com a colaboração do Senhor Enfermeiro Ricardo Braga.

CDR-Sul, 29 de outubro de 2014

CDR/AT-mm