Um desejo ou uma quimera?

  • 07-04-2021

“Saúde para todos” é um lema há muito apregoado. É um desejo, quiçá uma quimera… o certo é assistimos a uma pressão cada vez maior sobre os sistemas de cuidados, seja porque o envelhecimento é já um problema grave, mais grave em Portugal do que nos restantes países da União Europeia, seja porque a demência a médio prazo se vai tornar um problema muito complicado, seja porque o aumento da prevalência das doenças crónicas é também um factor perturbante.  As terapias estão cada vez mais caras e a esperança de vida saudável em Portugal está abaixo da média europeia (ver estatística do INE aqui).

 

A par disto, constata-se a escassez de profissionais de saúde, sobretudo de Enfermeiros. A pressão sobre o nosso Sistema Nacional de Saúde está a aumentar, e muito. Questionamos: como vamos lidar com isto?

 

Os acessos aos cuidados de saúde tendem a piorar. Ou, então, teremos de repensar o valor da prestação dos cuidados. E aqui, os Enfermeiros têm uma palavra a dizer. Se calhar, todas as palavras….

 

Sugerimos um vídeo com um pequeno resumo, apenas para aguçar o apetite, de uma intervenção mais longa apresentada pelo economista Eduardo Costa, da Universidade Nova, num Meeting organizado pela SRSul. Trata-se de uma reflexão muito a propósito deste Dia Mundial da Saúde, com o desiderato de saúde para todos, mas, se nada for feito, o acesso à saúde pode tornar-se um bem muito escasso.

 

Saudamos todos os Enfermeiros que nunca deixam ninguém sozinho.

 

Em qualquer dos vídeos, pedimos o seu click no “gosto” e que subscreva o canal caso ainda o não tenha feito. Somos o ponto de encontro de todos os Enfermeiros da região Sul – De Santarém a Faro. Estamos juntos.

 

Vídeo resumo

Vídeo completo