Pela nossa Saúde

  • 04-05-2020

Nunca as pessoas falaram tanto em higienização das mãos, como em 2020. O seu Dia Mundial assinala-se esta terça-feira, 5 de Maio.

 

Este ano, a campanha “SALVA VIDAS: Lava as tuas mãos” da Organização Mundial de Saúde (OMS), está alinhada com o Ano Internacional do Enfermeiro e tem como objectivo reconhecer o papel dos Enfermeiros na prevenção e controlo de infecção.

 

Historicamente, Florence Nightingale, percursora da Enfermagem Moderna, foi a primeira a reconhecer que os profissionais de saúde poderiam transmitir microrganismos através das suas mãos e, portanto, causar dano aos doentes. Apesar da melhoria, as taxas de infecção associada aos cuidados de saúde permanecem altas e a maioria delas poderá ser transmitida pelas mãos dos profissionais de saúde.

 

Assim, as estratégias de promoção da higiene das mãos devem ser constantemente reforçadas e aprimoradas.

 

Desta forma, a SRSul-OE associa-se à OMS e reconhece que a Higiene das Mãos deve-se tornar uma prioridade global, incutindo uma mudança no comportamento de todos, de forma a capacitar as pessoas de que o simples gesto de lavar as mãos é de extrema importância na prevenção e controlo de infecções no dia a dia.