Dia para salvar vidas

  • 31-05-2021

Neste Dia Mundial da Criança, a SRSul associou-se ao Agrupamento 1330 de São Brás de Alportel do Corpo Nacional de Escutas para promover uma colheita de sangue para dadores de medula óssea destinada ao CEDACE (Registo Nacional de Dadores de Medula Óssea). Pretende-se, com esta iniciativa, aumentar as probabilidades de sobrevivência de quem necessita desse tratamento. Esta colheita, que celebra a Criança, decorre neste dia 1 de Junho nas piscinas municipais cobertas de São Brás de Alportel entre as 9.00 e as 13.00 horas.

 

A proposta partiu do próprio agrupamento de escuteiros com um imediato acolhimento por parte da SRSul, assim como por parte da autarquia de Sâo Brás de Alportel, que disponibiliza as instalações para as colheitas, e por parte do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que disponibiliza as equipas  de colheitas do Serviço de Sangue.

 

É desta forma que a SRSul quer assinalar este ano, envolvida na comunidade,o Dia Mundial da Criança, dia em que também o concelho de São Brás de Alportel assinala o seu feriado municipal. Um dia em que associamos a Criança, sob os focos da humanidade, à humanização da vida, fazendo com que cada pessoa possa sentir que ajudar um ser humano pode depender, apenas, de um simples gesto de doar sangue. “Um pequeno gesto, uma vida salva”. E, desta forma, cumprir-se também o grande desiderato da SRSul, que é manter-se próxima das pessoas, assim como o ideal maior do fundador do escutismo mundial, Sir Baden Powel, que pediu: “Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.

 

Por parte da SRSul tudo faremos para que isso aconteça e que cada Dia Mundial da Criança se torne, de facto, um hino à solidariedade e à dignidade da vida.

 

Assim, para quem puder deslocar-se a São Brás de Alportel, tem aqui um bom motivo acrescido para celebrar este ano o Dia Mundial da Criança. A colheita decorre nas piscinas municipais cobertas.