Dia Mundial da Criança

  • 29-05-2019

A super-equipa de Enfermeiros com a missão de formar em Portugal uma geração salva-vidas, assinala este ano o Dia Mundial da Criança junto de jovens que praticam o escutismo como forma de viver em comunhão com a natureza. O Grupo 82 dos Escoteiros de Portugal, de Mem-Martins, Sintra, a 1 de Junho, vai aprender técnicas de Suporte Básico de Vida (SBV)… porque qualquer pessoa pode salvar uma vida, e em Portugal morrem por ano cerca de 12 mil pessoas por morte súbita.

 

A super-equipa de Enfermeiros não para. Este ano já estiveram em quase uma dezena de escolas e já estão agendadas mais actividades, nomeadamente a 4 de junho, na Escola Fernando Formigal de Morais - Jardim de infância, em Sintra. A missão vai passar também pelo Canal Panda, no programa Pandamania, a 9 de Junho, e a 11 de Junho estará na Escola Básica 2, 3 - Santo António, na Parede. Está ainda agendada a presença na Escola Básica do Alto do Moinho, em Corroios, a 18 de Junho…

 

O projecto denomina-se “Reanimar não é difícil” e desde há um ano e meio que está a ser levado às escolas, e outras instituições, pela Secção Sul da Ordem dos Enfermeiros. Todos os formadores são Enfermeiros e estão acreditados pelo Conselho Português de Ressuscitação e pelo Conselho Europeu de Ressuscitação…

 

Os jovens aprendem a fazer compressões no peito, a usar as técnicas do Ver, Ouvir e Sentir (VOS) - para perceberem se a pessoa em crise respira -, e como e quando ligar o 112. Aprendem também técnicas de combate à Obstrução da Via Aérea (OVA) e colocação da pessoa desmaiada em Posição Lateral de Segurança (PLS). Tem sido muito divertido e, ao mesmo tempo, útil e pedagógico.