Dia Internacional do Enfermeiro

  • 03-05-2019

12 de Maio - Dia Internacional do Enfermeiro. A partir das 17.30, num hotel localizado bem no centro de Lisboa, com vista para uma das zonas mais típicas da cidade, vai realizar-se uma sessão solene promovida pela Secção Regional do Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros com homenagens, prémios, condecorações e um salutar convívio para assinalar a efeméride. Mas, o dia começa logo de manhã, em comunhão com a natureza, no concelho de Odemira, com muita gente a participar no Trail de Mira.  

 

Ao longo de 2018 várias personalidades se destacaram pela forma como assumem o seu modo de estar na vida e na profissão. As homenagens a 12 de Maio vão acontecer ao longo da cerimónia solene para enaltecer, a uns, o espírito de missão e, a outros, a dedicação, o esforço e o mérito de uma carreira. Haverá ainda espaço para exaltar os que mergulharam na investigação e se aventuraram ao Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Dinis de Sousa. Serão também ovacionados todos os galardoados do concurso “Orçamento Participativo 2018” para financiamento de projectos de enfermagem.

 

Tudo isto acontecerá no Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de Maio, num ano difícil para estes profissionais de saúde. Realizaram greves, participaram em manifestações à porta de hospitais e realizaram a imemorável Marcha Branca que, a 8 de Março, juntou em Lisboa cerca de 20 mil colegas de trabalho. Reivindicaram direitos, clamaram por justiça, suplicaram um olhar capaz de reerguer a dignidade da profissão e dos profissionais… E a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, na revista “Cuida” escreveu: “Confesso-me profundamente cansada…” E muitos Enfermeiros, ao ler estas palavras, ter-se-ão reconhecido na mágoa do sentimento e terão soltado o desabafo: “Eu também…”

 

Mas, nada é em vão. O caminho faz-se caminhando. Porque a par das lutas dos Enfermeiros, em prol do Serviço Nacional de Saúde e dos doentes, foram também pintados grandes quadros de vida que a história da Enfermagem há-de para sempre enaltecer. E vão ser esses momentos de entrega, de dedicação, de espírito de missão, que a 12 de Maio servirão para refrescar o corpo e o espírito – e a memória. A cor da incompreensão vai ser esbatida pela alegria e pelo amor à profissão que cada um eleva no seu dia-a-dia. Porque essa frescura de espírito é o antídoto para todos os cansaços… Não são os doentes, ou o trabalho, que esmorecem os Enfermeiros, ou a Bastonária… O que está a magoar a profissão são, apenas e só, as injustiças ignoradas. Mas, contra estes cancros a luta vai continuar. A 12 de Maio serão apontadas as melhores armas: o reconhecimento e o enaltecimento dos Enfermeiros que dizem sim… que vale a pena… e que um dia também dirão sim… que valeu a pena. Assumimos um compromisso com os Enfermeiros e não nos desviaremos um milímetro daquilo que prometemos.

 

Na parte da manhã desse dia haverá convívio ao ar livre. O II Trail do Mira vai realizar-se nas margens da Barragem de Santa Clara, em Odemira. A iniciativa apoiada pela SRSul é aberta a toda a comunidade, mas haverá uma classificação especial para os seus membros. Os Enfermeiros primeiros classificados entre colegas de profissão serão galardoados. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Além dos prémios, há também o almoço para prolongar o convívio entre colegas e com os demais atletas.

 

Os mais arrojados poderão aventurar-se no trail de 25 km ou, então, no mini-trail de 12 km, ou, para quem preferir algo mais leve, a caminhada de 8 km. O importante é mesmo participar e conviver e respirar. A paisagem é fantástica, o ar é puro, o que ajudará, certamente, a cumprir o velho adágio latino mens sana in corpore sano. No final, correr (devagar) para Lisboa para participar na cerimónia solene comemorativa do Dia Internacional do Enfermeiro que se inicia às 17.30h.