"Os Nossos Enfermeiros, o Nosso Futuro"

  • 12-05-2023

"Num presente no qual se multiplicam os problemas, as debilidades do SNS, as dificuldades em dar condições e boas perspectivas de carreira aos muitos e bem formados jovens Enfermeiros em Portugal, neste Dia Internacional do Enfermeiro o tema não podia ser mais adequado: 'Os Nossos Enfermeiros, o Nosso Futuro'.

Quando esse futuro parece tão incerto, quando esse futuro para tantos parece ser melhor além fronteiras - enquanto por cá se assiste a uma fuga de valores aproveitados noutros países -, quando esse futuro parece longe de ter boas soluções à vista para que os cuidados que tanto queremos prestar com qualidade sejam de facto o apanágio da nossa profissão e não as constantes barreiras que surgem para a nossa evolução como profissionais, então, mais do que nunca, pensar no futuro é mais e mais importante.

Continuamos aqui, sempre dedicados a cuidar, a estar ao lado de quem precisa em momentos por vezes tão difíceis da vida dessa Pessoa, dessa Família.

 

Num mundo tão voltado para a satisfação imediata e tão virado para o 'eu', esquecendo a importância do termo comunidade, os Enfermeiros mostram dia após dia serem especialistas em humanidade, valorizando o ser humano, não deixando ninguém sozinho.

 

Cuidamos, queremos continuar a cuidar num futuro que valorize o todo e não deixe ninguém para trás.

Continuaremos aqui, sempre dedicados a garantir que sejam dadas as melhores condições a quem precisa de cuidados, mas também a quem cuida. Não se pode viver, apenas, de palavras bonitas e promessas, de orçamentos e propostas que não garantam de facto a qualidade deste serviço essencial num mundo que necessita de ser cuidado e necessita ainda mais de quem cuide com dedicação e com aquele sorriso que tanta diferença faz numa vida.

'Os Nossos Enfermeiros, o Nosso Futuro', assim determinou como tema para 2023 o Conselho Internacional de Enfermeiros, que refere precisamente que 'é tempo de olhar para o futuro' e perceber o que os investimentos previstos 'vão significar para a enfermagem e para os cuidados de saúde'.

Costumo dizer que 'um dia, quando olharmos para trás, sintamos orgulho nos Enfermeiros que somos'. Sintamos também motivação, desejo e um objectivo de lutar por um futuro melhor, que é o que mais queremos. Tal tem de ser garantido desde já. Não há tempo a perder."

 

Sérgio Branco

Presidente do CDR da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros