Dia Internacional do Enfermeiro

  • 12-05-2020

Colega,

 

Hoje é nosso o dia. O Dia Internacional do Enfermeiro, num ano em que a Organização Mundial da Saúde decidiu dedicar internacionalmente a todos os Enfermeiros. E que ano está a ser.

 

Por força da violenta pandemia, estamos a viver dias exigentes e complexos. Combatemos em várias frentes um inimigo insidioso e invisível. E, não existe apenas uma primeira linha, existem muitas.

 

Nos cuidados de saúde primários, nos hospitais, nas empresas e nos lares, em todas as áreas de exercício do Enfermeiro existe uma «primeira linha» que faz frente de combate ao vírus e à doença. São Enfermeiros que nunca falharam ao País e que, com a sua coragem, abnegação e espírito de missão, se mantém erguidos na garantia do melhor interesse de todos nós.

 

Todos os dias deixamos os nossos para cuidar dos outros, todos os dias arriscamos a nossa vida pela vida de alguém, todos os dias da nossa vida vemos o futuro em cada ser que ajudamos a nascer, todos os dias da nossa vida acompanhamos alguém, aliviando a sua dor e garantindo o conforto e a dignidade na partida. É isto que somos, todos os dias, mas hoje o dia é nosso.

Colega,

 

Por tudo o que és e por tudo o que continuas a dar a uma sociedade que ainda está em dívida contigo, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, em nome de todos os seus órgãos, vem por este meio mostrar o seu agradecimento e o seu carinho, assumindo a excepcionalidade e reconhecido mérito pelo extraordinário trabalho desenvolvido em prol da Enfermagem, dos Enfermeiros e dos cuidados às pessoas à nossa responsabilidade.

 

A honra, a coragem e o espírito de missão fazem parte da carga genética da nossa profissão, fazem parte de todos nós. Não somos super-heróis, somos o que, um dia, jurámos ser, somos Enfermeiros.

 

Hoje é o nosso dia. Obrigado por não deixares ninguém sozinho.

 

Pela

Mesa da Assembleia Regional

Pelo

Conselho Jurisdicional Regional

Pelo

Conselho Directivo Regional

Pelo

Conselho de Enfermagem Regional

Pelo

Conselho Fiscal Regional

 

 

 

 

 

 

 

Veja aqui a carta assinada pelos dirigentes da SRSul