Dia Internacional do Enfermeiro

• 12-05-2020

Colega,

Hoje é nosso o dia. O Dia Internacional do Enfermeiro, num ano em que a Organização Mundial da Saúde decidiu dedicar internacionalmente a todos os Enfermeiros. E que ano está a ser.

Por força da violenta pandemia, estamos a viver dias exigentes e complexos. Combatemos em várias frentes um inimigo insidioso e invisível. E, não existe apenas uma primeira linha, existem muitas.

Nos cuidados de saúde primários, nos hospitais, nas empresas e nos lares, em todas as áreas de exercício do Enfermeiro existe uma «primeira linha» que faz frente de combate ao vírus e à doença. São Enfermeiros que nunca falharam ao País e que, com a sua coragem, abnegação e espírito de missão, se mantém erguidos na garantia do melhor interesse de todos nós.

Todos os dias deixamos os nossos para cuidar dos outros, todos os dias arriscamos a nossa vida pela vida de alguém, todos os dias da nossa vida vemos o futuro em cada ser que ajudamos a nascer, todos os dias da nossa vida acompanhamos alguém, aliviando a sua dor e garantindo o conforto e a dignidade na partida. É isto que somos, todos os dias, mas hoje o dia é nosso.

Colega,

Por tudo o que és e por tudo o que continuas a dar a uma sociedade que ainda está em dívida contigo, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, em nome de todos os seus órgãos, vem por este meio mostrar o seu agradecimento e o seu carinho, assumindo a excepcionalidade e reconhecido mérito pelo extraordinário trabalho desenvolvido em prol da Enfermagem, dos Enfermeiros e dos cuidados às pessoas à nossa responsabilidade.

A honra, a coragem e o espírito de missão fazem parte da carga genética da nossa profissão, fazem parte de todos nós. Não somos super-heróis, somos o que, um dia, jurámos ser, somos Enfermeiros.

Hoje é o nosso dia. Obrigado por não deixares ninguém sozinho.

Pela

Mesa da Assembleia Regional

Conselho Jurisdicional Regional

Conselho Directivo Regional