Reconhecimento e gratidão

  • 07-03-2023

A enfermagem é uma profissão exercida por uma maioria de mulheres. Cerca de 80 por cento, num universo de mais de 80 mil, em Portugal. É por isso mais do que justo assinalar este Dia, homenageando todas as Enfermeiras que honram a profissão, sem nunca deixarem alguém sozinho.

 

Elas foram a linha da frente quando uma pandemia mergulhou o País num silêncio de morte.  Graças a elas, aplaudimos o êxito da vacinação contra a doença covid-19. Foram muitas as que tiveram de se separar das famílias, pais, maridos, filhos, para arregaçar as mangas na luta contra um vírus tenebroso. Continuam a ser elas o pilar central dos nossos sistemas de saúde, desejando manter-se filhas, mães, esposas, avós, netas, sogras ou noras…. nunca abdicando do que são na essência: Mulheres. Porque são a essência… a palavra Esperança é um nome Feminino.

 

Um abraço apertado a todas as Enfermeiras deste país, por serem o que são, Mulheres, e outro abraço ainda mais sentido a todas as que, prejudicadas por preconceitos, injustiças, intolerâncias, xenofobias, racismos e sobrancerias, se sentem violadas na sua Verdade mais profunda.   

 

Este ano, queremos também dar um abraço muito forte a todas as Enfermeiras que são vítimas de agressões nos hospitais e nos centros de saúde, e insistimos para que este tipo de violência se torne crime público porque, de facto, quem mais sofre com tal indignidade são as Enfermeiras. Que este Dia Internacional da Mulher contribua, mais um bocadinho, para uma Primavera de Esperança e de Verdade.