O debate sobre o perfil dos líderes

  • 18-07-2022

Numa época em que por todo o país se abrem concursos para a categoria de enfermeiro gestor, este webinar apresenta-se como a tríade perfeita, no seguimento dos dois anteriores, do mesmo âmbito, em que, num, se falou sobre a elaboração de curriculum vitae, preparação para a entrevista e discussão curricular, e, noutro,  sobre a elaboração de projectos de gestão e administração dos serviços de enfermagem. Este terceiro aborda a questão da deontologia profissional do enfermeiro gestor. Este tema surge, também, num momento em que a enfermagem cada vez mais se afirma como o pilar central do sistema de saúde, e em que se vislumbra um aumento substancial do número de enfermeiros gestores.

 

Assim, vale a pena reflectir sobre o que significa ser líder de equipas no mundo da enfermagem. Pensar o líder como aquele que orienta e não manda, aquele que prefere incentivar em vez de ameaçar, aquele que assume responsabilidades sem culpar, ajuda, acompanha, partilha, promove o espírito de equipa em vez do individualismo. Não lidera quem quer, mas sim quem tem sensibilidade, visão e coragem para enfrentar todas as pressões, inclusive as oriundas de patamares superiores de gestão.  O líder sabe como dizer não, e é capaz de denunciar para proteger as equipas. O líder sabe fazer compreender que o seu sucesso é somente o reflexo do trabalho de equipa e é este que deve ser incentivado e potenciado.

 

A SRSul está empenhada em contribuir para a afirmação de líderes que valorizam e dignificam a enfermagem.

 

Não deixe, por isso, de participar neste webinar, quer seja opositor a um dos muitos concursos a decorrer, quer seja enfermeiro gestor, quer exerça uma outra qualquer categoria profissional, porque aqui o mais importante é pensar a excelência do exercício da enfermagem.

 

Este webinar está acreditado pela Ordem dos Enfermeiros (0.35CDP) e é gratuito mas de inscrição obrigatória na balcão único. AQUI