Workshop na SRSul

• 26-06-2019

“Como elaborar um póster ou um artigo científico” é o tema de um workshop que a Secção Regional Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros promove a 19 de Julho, nas suas instalações, em Lisboa, orientado pelos professores Ermelinda Caldeira e José Vilelas.

Este workshop destina-se a fornecer orientações a profissionais e investigadores em início de carreira que queiram melhorar a sua eficácia em escrever para revistas científicas e apresentar póster em evento científico. No desenrolar dos trabalhos, será explicado o processo de avaliação de um artigo científico, apresentadas as melhores práticas e trabalhados os erros mais comuns em manuscritos submetidos a revistas e conferências.

O workshop será realizado num formato altamente participativo, sendo os participantes incentivados a colocar questões individuais e a exprimir as suas preocupações sobre a escrita de artigos científicos e a apresentação de pósteres científicos. Os formandos terão, ainda, oportunidade de utilizar as bases de dados como recurso de pesquisa da evidência científica. Pelo que, quem tiver acesso a bases de dados deve trazer as suas senhas de entrada.

A Enfermeira Ermelinda Caldeira, vice-presidente do Conselho Enfermagem Regional da SRSul, é doutorada em Enfermagem pela Universidade de Lisboa e professora na Universidade de Évora/Escola Superior de Enfermagem S.João de Deus. O Enfermeiro José Vilelas, professor coordenador na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, é um dos autores mais citados a nível mundial com os seus trabalhos científicos sobre emoções em saúde e pediatria, segundo a Academia - uma instituição da Universidade de Califórnia que monitoriza os trabalhos de investigação publicados em todo o mundo e de que faz parte a University of Oxford, University of California e Massachusetts Institute of Techonology.

Os trabalhos, a 19 de Julho, vão decorrer entre as 10:00 e as 16:00 na Rua Castilho, 59 – 8.º. Trata-se de uma formação aberta a todos os Enfermeiros com a cédula profissional válida, mas que requer inscrição prévia no Balcão Único aqui