A foto vencedora

  • 19-08-2022

Os vencedores deste ano do concurso de fotografia promovido pela SRSul foram todos os Enfermeiros que participaram com os seus olhares sobre a profissão. Mais de 30 imagens estiveram a concurso, revelando cada uma delas um sentimento, um olhar, uma vibração que a câmara captou e que agora todos podemos contemplar.

 

O júri, no cumprimento do Regulamento, teve de escolher três para premiar, e decidiu também atribuir uma menção de honra.

 

Anunciamos, hoje, o nome dos vencedores, e as imagens que captaram, agradecendo, a todos, a disponibilidade para participarem e mostrarem que a Enfermagem também é arte.

 

1.º Lugar - “Mãos que ajudam a nascer” 

Autor: Enfermeira Joana Gomes Vilaça Cardoso Antunes 

O momento do nascimento de um bebé, às mãos da equipa multidisciplinar, por cesariana. A tranquilidade do nascimento e a vitalidade dos primeiros segundos neste mundo.  

 

2.º lugar "Cuidar a pessoa vítima de queimadura"

Autor: Enfermeira Sónia Marisa Rodrigues Pereira

Retrata a prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica vítima de queimadura.

 

3.º lugar - "Ser Família "

Autor: Enfermeiro Bruno Miguel Pratas dos Santos Martins Poeira

Foi na enfermagem que se conheceram, quando trabalhavam ambos no Instituto Português de Oncologia, e desde aí trilharam juntos o seu percurso pessoal e profissional. Cuidam diariamente com amor e altruísmo os seus utentes, mas também fazem questão de cuidar muito bem um do outro, afinal, o amor também é isso. Fruto deste amor é a pequena Carolina que veio dar ainda mais cor a esta família e que lhes permite agora viver uma vida totalmente dedicada ao cuidar desde que se levantam até quando se deitam (e às vezes durante o sono).

 

Menção de Honra - "Primeiro Olhar” 

Autor: Enfermeira Cláudia Cristina Leones Araújo

A colaboração inter-equipas e a comunhão na filosofia de cuidados, a colaboração com o casal, a atitude de parceria e colaboração com os desejos expressos no plano de parto, a colaboração entre o casal (é o marido que se encontra a conferir mais luz dirigida para que a parturiente consiga ter este primeiro olhar mais visual do seu bebé). Ao impacto visual desta imagem, sob o meu olhar, transcende um impacto muito superior na vinculação e parentalidade desta tríade e restante equipa.

 

Parabéns!

A entrega dos prémios vai acontecer nos dias 6 e 7 de Dezembro, em Santarém, durante o Congresso dos Enfermeiros da Secção Regional do Sul. Será um momento alto deste reencontro pós-pandémico. Contamos com a vossa presença.

 

Para o ano teremos novo concurso de fotografia e voltamos a contar com todos.

 

Bem hajam !