Tomada de posse dos dirigentes da SRSul para o mandato 2020-2023

  • 17-12-2019

A cerimónia de tomada de posse dos órgãos dirigentes da SRSul, e também dos órgãos nacionais, para o mandato 2020-2023 realizou-se a 13 de Dezembro no Centro de Congressos de Lisboa. Seguiu-se um jantar de confraternização que reuniu os dirigentes e funcionários dos órgãos nacionais e regionais do Norte, Centro e Sul.

Sérgio Branco, reconduzido no cargo de presidente da Direcção Regional Sul, escreveu para todos os Membros da sua secção uma mensagem que transcrevemos em seguida. Pode ver também as imagens da tomada dos dirigentes efectivos aqui e dos dirigentes suplentes aqui.

 

Caros Amigos

 

A 13 de Dezembro de 2019 foi-me conferida posse como Presidente da Direcção da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros para o mandato 2020-2023. Nesse mesmo dia, todos os demais dirigentes dos órgãos regionais assumiram igualmente os seus cargos.

 

Inicia-se assim um novo ciclo dirigente na SRSul, mas não um novo ciclo de vida. Este é o meu segundo mandato e o objectivo é, precisamente, permanecer no trilho que temos vindo a demarcar.

 

A prioridade nos últimos quatro anos, em sintonia com as orientações da nossa Bastonária, foi a de despertar a consciência da identidade do Enfermeiro à luz da modernidade, em todas as envolventes da Enfermagem – científica, organizativa, de autonomia relativamente a outras disciplinas, na diferenciação técnica, no desenvolvimento de áreas de conhecimento para proporcionar segurança aos doentes e melhores competências no cuidar, nomeadamente ao nível dos cuidados especializados, e, claro, a profunda regulamentação no âmbito do desenvolvimento e reconhecimento profissional.

 

Este sério e desafiante empenho enformou os Enfermeiros com uma nova identidade profissional. Actualmente, sem dúvida, a classe está melhor preparada para participar na estrutura organizacional das instituições e mais confiante para influenciar e intervir nas directivas políticas da Saúde.  Tudo isto em resultado de um caminho focado na valorização e dignificação da profissão e dos Enfermeiros, envolvendo também um maior rigor e uma maior exigência no âmbito da formação contínua e académica.

 

Como tem dito a nossa Bastonária, depois disto, para trás nunca mais. O Caminho é para continuar com esta marca: a do reconhecimento profissional em prol do crescimento pessoal de cada um e para benefício de todo o sistema de Saúde, incluindo, naturalmente, o dos utentes. Iremos persistir também neste espírito de proximidade, como até agora, para que todos os Enfermeiros sintam a sua Ordem perto de si… e que ninguém se sinta sozinho.

 

Meus Amigos,

Apesar deste caminho, ainda tão curto, mas já tão consolidado, constata-se, no entanto, um enorme desfasamento entre o que, na realidade, somos e o modo como nos vêem e nos avaliam, quer ao nível das instâncias de poder quer pela sociedade em geral.

Já muita coisa foi feita nestes últimos quatro anos para alcançar o equilíbrio.

Mas, há ainda muito para fazer.

 

Gostaríamos, de facto, que todos os Enfermeiros se sentissem plenamente realizados, pessoal e profissionalmente, e que trabalhassem diariamente apaixonados pela sua missão.  Gostaríamos que todos se sentissem compensados, a todos os níveis, pelo esforço que diariamente fazem para manter a dignidade do cuidar… Quando o sistema falha, quando os recursos faltam, quando o dinheiro escasseia, quando os medicamentos desaparecem, quando as máquinas avariam, a única coisa que miraculosamente permanece é o profissionalismo e a inexcedível bondade dos Enfermeiros. Sem a sua entrega, o SNS teria colapsado…

 

Nos próximos quatro anos continuaremos direccionados neste objectivo de alcançar o tão desejado equilíbrio em que os Enfermeiros são reconhecidos pelo seu nível de formação, enquanto profissionais diferenciados, e, ao mesmo tempo, se sentem compensados pelo seu trabalho e inseridos numa carreira profissional estimulante e motivante…

 

Neste segundo mandato iremos pugnar, como até aqui, pela promoção dos Enfermeiros e da Enfermagem… a todos os níveis… e que, fruto desse empenho, todos os profissionais e utentes se possam sentir confortados e realizados…

 

Bem hajam. Obrigado pela confiança e boa caminhada…

Sérgio Branco