Crianças aprendem a salvar vidas

• 24-01-2020

Os alunos da Escola Helen Keller, em Lisboa, vão aprender técnicas de Suporte Básico de Vida (SBV) já no próximo dia 27.

A ensinar vai estar um grupo de Enfermeiros que há mais de dois anos desenvolve esta actividade junto dos mais novos, e não só. O objectivo é ajudar a descobrir que qualquer pessoa, com formação, pode salvar uma vida.

O projecto denomina-se “Reanimar não é difícil” e está a ser dinamizado pela Secção Sul da Ordem dos Enfermeiros. Todos os formadores são Enfermeiros e acreditados pelo Conselho Português de Ressuscitação e pelo Conselho Europeu de Ressuscitação.

As crianças do ensino básico são os principais alvos deste projeto. Em Portugal regista-se cerca de 27 mortes súbitas por dia, ao passo que na Europa ocorre uma paragem cardíaca a cada 45 segundos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, todos os dias morrem no mundo cerca de 20 mil pessoas de morte súbita.

Os jovens aprendem a fazer compressões no peito, a usar as técnicas do Ver, Ouvir e Sentir (VOS) - para perceberem se a pessoa em crise respira -, e como e quando ligar o 112. Aprendem também técnicas de combate à Obstrução da Via Aérea (OVA) e como colocar a pessoa desmaiada em Posição Lateral de Segurança (PLS). Tem sido muito divertido e, ao mesmo tempo, útil e pedagógico.

O Centro Helen Keller é uma escola inclusiva com seis décadas de história que tem a missão especial de promover a integração de alunos com problemas visuais. Para tal, dispõe de uma equipa pedagógica multidisciplinar, apta a responder às exigências de todos e de cada um.