Visita aos centros de vacinação

• 23-03-2021

Salientando a proximidade entre a Ordem dos Enfermeiros e os seus Membros, os dirigentes da SRSul estiveram esta terça-feira, dia 23 de Março, nos centros de vacinação do ACES Almada Seixal. Veja fotos aqui

A equipa, constituída pelo presidente Sérgio Branco, acompanhado pela Enfermeira Sílvia Fernandes, membro do conselho directivo regional, e pelo Enfermeiro Marco Job Batista, presidente do Conselho de Enfermagem Regional (CER), constatou a boa organização dos centros de vacinação que contam com o apoio das autarquias de Almada e do Seixal.

A qualidade dos equipamentos e dos serviços, e de toda a logística de apoio, deve-se também ao esforço de cooperação entre o ACES e os municípios. "Sem esta cooperação, o esforço nacional de vacinação contra a covid-19, que conta com o total espírito de missão dos Enfermeiros, seria muito mais complexo", salientou o presidente da SRSul.

Os Enfermeiros são deslocados para os centros de vacinação, que funcionam em instalações próprias, preparadas pelas autarquias, mas os seus serviços nas unidades de saúde de origem continuam a funcionar normalmente. Quem lá fica vê o seu trabalho muito mais sobrecarregado, naturalmente. Embora se compreenda a circunstância da urgência da vacinação contra a covid-19, o desfalque que agora mais se faz sentir nos centros de saúde resultam também, como referiu Sérgio Branco, da crónica falta de Enfermeiros na generalidade das unidades.

Esta visita da SRSul aos centros de vacinação do ACES de Almada Seixal surge no seguimento da visita realizada na sexta-feira, dia 18, aos centros de vacinação da Moita e do Barreio do ACES Arco Ribeirinho. O ACES Sintra e o ACES Oeste Sul (Mafra e Torres Vedras) são os destinos das próximas visitas de proximidade da SRSul aos seus Membros.