Caos nas urgências: pedidos de escusa de responsabilidade

  • 13-01-2024

Nesta última semana tem-se verificado um elevado número de pedidos de escusa de responsabilidade remetidos por vários enfermeiros de serviços de urgência, da zona sul, como são exemplo o Hospital de São Bernardo (Unidade Local de Saúde da Arrábida), Hospital Garcia de Orta (Unidade Local de Saúde Almada-Seixal) e o Hospital de São Francisco Xavier (Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental).

 

Estes pedidos de escusa são reflexo do contexto epidémico mas sobretudo da ausência de planeamento estratégico e de vontade política.

 

A situação mais complexa e premente é a do Hospital Distrital de Santarém (Unidade Local de Saúde da Lezíria), pelo que a equipa da Secção Regional do Sul tem feito um acompanhamento contínuo da situação junto dos colegas e da direção dos serviços de enfermagem, na identificação de problemas e na procura de soluções.

 

No dia 11 de janeiro foi realizada uma visita de acompanhamento do exercício profissional. A Presidente da SRSul, Dora Franco, refere: "A nossa equipa encontrou colegas que mesmo numa situação limite, de exaustão psicológica e física, tentam diariamente impedir o caos maior e conferir dignidade e humanidade aos doentes, protegendo os mais velhos e vulneráveis. Enfermeiros que, apesar de tudo, estão presentes junto daqueles que parecerem ser invisíveis aos olhos dos decisores e da própria sociedade."

 

A Secção Regional do Sul voltará a esta Unidade para nova visita de acompanhamento, no dia 17 de janeiro.