Presidentes da SRSul e da ARS Algarve debatem respostas da Saúde

• 03-02-2020

Sérgio Branco, presidente da Secção Regional Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros, reuniu com Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve.

Pensado para diagnosticar as respostas da Saúde na região, o encontro realizou-se a 31 de Janeiro pautado pela cordialidade pessoal e o interesse institucional. Ambos os responsáveis concordaram que o propósito é proporcionar às populações mais e melhores serviços, e aos profissionais mais e melhores condições de trabalho.

Para a realização desse diagnóstico, Sérgio Branco contou com toda a dinâmica levada a cabo entre 1 e 5 de Julho de 2019, no âmbito da iniciativa Enfermagem@Sul.  À frente de uma vasta equipa de dirigente e peritos, o presidente da SRSul visitou então a maioria das unidades de saúde do distrito de Faro, incluindo o sector privado. Todos os elementos recolhidos durante aqueles dias foram uteis para a reunião agora realizada.

A iniciativa Enfermagem@Sul tem o objectivo de promover a proximidade entre a Ordem e os Enfermeiros e os Enfermeiros e a sua Ordem. Esta proximidade permitirá também conhecer em que condições trabalham e quais as suas expectativas relativamente aos gestores do sistema. Depois, cabe à SRSul fazer chegar aos decisores os resultados dessa proximidade. A reunião com o presidente da ARS aconteceu com este propósito e, segundo Sérgio Branco, evidenciou-se o espírito de cooperação e de colaboração.