Tomada de Posição relativamente à defesa do acesso dos cidadãos a cuidados de Enfermagem

Reunido hoje, 4 de julho de 2012, o Conselho Diretivo (CD) da Ordem dos Enfermeiros aprovou uma Tomada de Posição relativamente ao modelo adoptado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a contratação de enfermeiros para os 22 Agrupamentos de Centros de Saúde da área da Grande Lisboa.

O CD considera que as condições apresentadas aos enfermeiros são «um atentado» a estes profissionais, «altamente qualificados», «considerados reiteradamente pela tutela como um dos "pilares fundamentais para o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde"».

Na reunião já agendada com o Sr. Ministro da Saúde para o próximo dia 9 de julho, a Ordem dos Enfermeiros promete defender a dignidade da profissão, «tendo por objetivo o acesso equitativo a cuidados de Enfermagem com qualidade e segurança».

Consulte aqui, na íntegra, a referida Tomada de Posição.

CD - GCI/AS