Resultados provisórios das Eleições para a Ordem dos Enfermeiros

Enf.º Germano Couto eleito Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

Lisboa, 15 de Dezembro de 2011 – O Enf.º Germano Couto venceu as eleições de 12 de Dezembro para a Ordem dos Enfermeiros (OE), tendo alcançado 41% dos votos expressos.

O novo Bastonário da OE para o mandato de 2012-2015 deverá tomar posse na segunda quinzena de Janeiro de 2012.

O ainda Presidente do Conselho Regional do Norte da OE será assim o terceiro Bastonário na história da instituição, tendo sido eleito entre quatro candidatos a Bastonário e numa altura de grandes transformações na Saúde.

Do apuramento dos resultados provisórios para os restantes órgãos nacionais foram eleitos os candidatos da Lista A, liderada pelo Bastonário eleito, à excepção de três Mesas dos Colégios das Especialidades que integravam a Lista C, dirigida pelo candidato a Bastonário Enf.º Manuel Oliveira. A saber:

- Colégio da Especialidade de Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica;

- Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica;

- Colégio da Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Do apuramento dos resultados provisórios para os Órgãos Regionais – Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores – saiu vencedora a Lista A.

Caso não haja qualquer recurso pendente, os resultados definitivos deste acto eleitoral serão proclamados pela Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros no prazo de 5 dias úteis. Os órgãos nacionais e regionais eleitos deverão tomar posse na segunda quinzena de Janeiro do próximo ano.

Recorde-se que a Ordem dos Enfermeiros foi criada pelo Decreto-lei nº104/98 de 21 de Abril, tendo os primeiros órgãos sido eleitos em Dezembro de 1999. A primeira Bastonária foi a Enf.ª Mariana Diniz de Sousa (2000/2003). Em Dezembro de 2003, foram eleitos novos órgãos. No segundo mandato da história da OE (2004/2007), a Bastonária eleita foi a Enf.ª Maria Augusta Sousa, que mais tarde viria a ser reeleita para o mandato de 2008/2011.

Com esta eleição, os enfermeiros decidiram quem assume a responsabilidade da condução da sua Ordem, no quadro das suas atribuições, a partir de 2012 e até 2015.

Poderá encontrar aqui uma nota biográfica do Enf.º Germano Couto.

Mais informações relativas às eleições de segunda-feira, 12 de Dezembro, disponíveis no micro-site das Eleições. Consulte aqui.

Consulte aqui o mapa de apuramento nacional com os resultados provisórios relativo às eleições para a OE (mandato 2012-2015)

Consulte aqui o mapa de apuramento regional com os resultados provisórios relativo às eleições para a OE (mandato 2012-2015)

MAG/AB/MAS - GCI