Prisões: 56 enfermeiros vão ser contratados diretamente pelo Estado

Em resposta a um ofício enviado pela Ordem dos Enfermeiros em Janeiro último, o Governo declara que “está empenhado em substituir gradualmente o recurso a empresas de trabalho temporário e de subcontratação de profissionais de saúde”.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros já tinha exigido o fim das contratações a “preço de saldo” através de ofertas ilegais de trabalho promovidas por entidades públicas e privadas, com montantes salariais inferiores ao ordenado base legalmente previsto para os Enfermeiros.

No ofício que o Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça fez seguir para a OE – que pode ser consultado aqui – pode ler-se que o “os serviços e estabelecimentos de saúde integrados no sector público podem (…) proceder ao recrutamento de trabalhadores enfermeiros, mediante celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado”.

Ana Rita Cavaco recorda que está prevista a contratação de 56 enfermeiros em 2017, sem intermédio de empresas temporárias de trabalho.

FC