Press-release

Triagem de Manchester - Direção-geral da Saúde atualiza Norma

A Direção-geral da Saúde (DGS) reconheceu, ontem, a necessidade de atualizar a Norma da Triagem de Manchester. Após reunião efetuada com o Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enf. José Carlos Gomes, e a Secretária da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enf.ª Helena Lucas, a DGS admitiu que os contributos da OE são fundamentais para a atualização daquela Norma, pelo que decidiu rever os termos do articulado publicado no passado dia 6 de Março.

A norma em causa, nos termos em que foi publicada, levou a OE a publicamente desvincular os enfermeiros do que nela estava estipulado, uma vez que não existe, legalmente, nenhum poder técnico e funcional do Diretor de Serviço/Diretor Clínico sobre os enfermeiros do Serviço de Urgência. No novo articulado, ficará garantida a participação dos enfermeiros na elaboração, aprovação e atualização do regulamento de encaminhamento interno dos doentes após a triagem. É igualmente reconhecida a OE como parceira da DGS na emissão de normas específicas para encaminhamento interno de doentes. A OE vê também reconhecida, na Norma, o seu papel na avaliação dos algoritmos de triagem.

A Ordem dos Enfermeiros sempre teve e continuará a ter uma atitude proativa em todos os processos cujo objetivo é garantir cuidados de saúde de qualidade e em segurança para a população.

É esta a atitude que se espera de todos os organismos públicos.

Para o sucesso deste desiderato é fundamental o clima de respeito institucional.

GCI/WA/PG