Press-release

Ordem dos Enfermeiros reúne com candidato à Presidência da República

A Ordem dos Enfermeiros (OE) recebeu, nas suas instalações, no dia 16 de julho, o Prof. Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa e um dos candidatos à Presidência da República. O encontro, realizado a pedido do Sr. Professor teve como objetivo conhecer as preocupações dos enfermeiros e o estado atual da Enfermagem em Portugal.

O Bastonário da OE transmitiu as suas inquietações no que diz respeito às futuras alterações ao Estatuto da OE, aprovadas na Comissão Parlamentar da Saúde, no dia 15 de julho, e que serão discutidas em plenário no próximo dia 22 de julho. Para a OE, é fundamental que estas alterações não deixem de fora a Prática Tutelada de Enfermagem que consta do atual Estatuto da OE. Esta possibilidade colocará em causa o desenvolvimento da profissão e a segurança e qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados aos cidadãos.

Na reunião foram debatidas várias questões, entre as quais as experiências-piloto do Enfermeiro de Família e os Estabelecimentos de Ensino de Enfermagem em Portugal.

De referir que a Ordem dos Enfermeiros se encontra sempre disponível para reunir com os diferentes atores políticos, independentemente da área política, assim como dos cidadãos que o solicitem.

CGB/RF - GCI/PG