Press-release

Ordem dos Enfermeiros congratula decisão do Ministério da Saúde em reforçar a implementação da Triagem de Manchester

A Ordem dos Enfermeiros teve conhecimento da decisão do Ministério da Saúde em reforçar e atualizar o Sistema de Triagem de Manchester nos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde e não pode deixar de elogiar amplamente a decisão tomada.

A Triagem de Manchester tem permitido que todos os doentes entrados num serviço de Urgência sejam observados por um enfermeiro poucos minutos depois da sua entrada no serviço de urgência. Este enfermeiro está capacitado para classificar a urgência da situação e atribuir uma prioridade ao seu atendimento utilizando protocolos e métodos cientificamente comprovados e adotados internacionalmente.

Esta triagem racionaliza os tempos de espera pela necessidade do doente e é fundamental para evitar que situações de emergência imediata fiquem reféns do nível de afluência diárias de cada serviço de urgência.

É importante esclarecer que as situações vindas a público de tempos de espera prolongados nestes serviços correspondem à espera pela consulta médica após a triagem que já foi realizada pelo enfermeiro.

Neste sentido é uma boa prática a rentabilização das competências dos enfermeiros que recebem o doente e que fazem a primeira avaliação, permitindo a redução de tempos de espera, otimização de recursos e obtenção de maior segurança para os cidadãos.

Esta é uma medida orçamentalmente neutra e que salva vidas, através do adequado aproveitamento das competências dos diferentes profissionais do sistema, nomeadamente dos enfermeiros e enfermeiros especialistas.

O Bastonário

Enf. Germano Couto

GCI/WA/PG