Press Release - Ordem dos Enfermeiros assinala Dia Mundial do AVC com ações junto da população de Viseu

No próximo dia 29 de outubro, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) da Ordem dos Enfermeiros (OE), em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) e com a colaboração da Câmara Municipal de Viseu, junta-se à comemoração do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e realiza um conjunto de atividades na cidade de Viseu, nomeadamente a realização de uma conferência sobre «Como prevenir o AVC».

A conferência, que se realiza no Auditório da ESSV em Viseu, pelas 17H30, conta com a participação da Dr.ª Ana Gomes, Assistente no Hospital do Centro Hospitalar Tondela Viseu, do Enf. Belmiro Rocha, Presidente da MCEER e do Enf. Carlos Albuquerque da ESSV. A MCEER da OE pretende com este evento sensibilizar a população para as vantagens de adotar hábitos de vida saudáveis, diminuindo assim o risco de AVC, bem como as várias formas de apoiar a pessoa com AVC, ao mesmo tempo que ajuda o cidadão comum a identificar os sinais de um AVC e a chamar os serviços de emergência, quando presencia este tipo de situações.

A cada meia hora uma vítima de AVC dá entrada num hospital português. É a doença que mata mais em Portugal, mais do que as doenças cardíacas, o que contraria a tendência dos outros países europeus. Estes dados constam do relatório «Portugal, Doenças Cérebro-Cardiovasculares em números – 2013», da Direção-geral da Saúde, elaborado no âmbito do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares. Neste âmbito, é crucial que a população conheça não só os fatores de risco para este tipo de acidente (hipertensão arterial, doenças cardíacas, colesterol elevado, hábitos tabágicos, diabetes, sedentarismo, etc.), como também os principais sinais e sintomas do AVC (formigueiro da cara ou de um membro, dificuldade em falar, falta de força num braço ou numa perna, dificuldade em engolir, boca «ao lado», alteração da visão, alteração da memória, entre outros) para que possa atuar o mais rápido possível, contactando o 112.

O AVC é uma ameaça para a saúde e bem-estar das pessoas, não só pela sua elevada incidência e pela mortalidade e morbilidade que provoca, mas também pelas alterações a nível da funcionalidade, que implicam uma perda substancial no nível de qualidade de vida. A pessoa, antes independente, pode tornar-se, de um momento para outro, totalmente dependente física e financeiramente dos seus cuidadores/familiares ou de instituições de apoio. É, por isso, fundamental, a sua prevenção através da adoção de estilos de vida saudável e da educação para a saúde.

Cerca de um terço das pessoas que sofreram um AVC ficam com incapacidades, pelo que a (Enfermagem de) reabilitação assume um papel determinante pela capacidade que tem de poder intervir precocemente na fase aguda iniciando o plano de reabilitação e mantê-lo na fase crónica, quer no hospital quer em casa, envolvendo e apoiando também o prestador de cuidados/família no processo de reaprendizagem das novas capacidades, assim como nas suas atividades de vida diárias.

O papel do enfermeiro de reabilitação concorre como essencial e estruturante para a consecução destes objetivos, quer a nível da prestação, da gestão ou do ensino, numa posição privilegiada porque está próximo do cidadão e está nas organizações de saúde. Ele detém a competência adequada para o conseguir com efetividade, o dever de o concretizar na prática do dia-a-dia, mas tem, também a responsabilidade acrescida de alertar a população e os decisores para a necessidade da criação de condições de acesso a cuidados de reabilitação, com qualidade, para quem deles precisa, quando precisa.

No âmbito desta comemoração, outras atividades vão ser realizadas durante o dia, como é o caso de uma Sessão de Rastreio/Sensibilização/Esclarecimento sobre os sinais e sintomas do AVC na Feira Semanal de Viseu, pelas 09H30; uma Caminhada pelo AVC às 12H00 (Percurso: Feira Semanal, Rua Direita, Rua Formosa, Rossio, ESSV) e uma Sessão de Rastreio/Sensibilização/Esclarecimento sobre os fatores de Risco do AVC, pelas 14H30, na Praça da República-Rossio.

CD/GC - GCI/PG