Press Release - Ordem dos Enfermeiros assinala Dia Internacional da Parteira com evento ao ar livre

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (MCEESMO) da Ordem do Enfermeiros (OE) realizou ontem no Jardim da Alameda D. Afonso Henriques, perto da «Fonte Luminosa», em Lisboa, um evento ao ar livre onde se realizaram diversas Mostras de Cuidados de Saúde Materna e Obstétrica com o objetivo de assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica/Parteira. 
 
Com cerca de 18 tendas, ocupadas cada uma por dois representantes de uma Instituição de Saúde com Serviço de Obstetrícia, o evento permitiu a quem visitou o espaço ter acesso a diversas Mostras de Cuidados de Saúde Materna e Obstétrica que incluíram não só a recomendação dos cuidados que as grávidas devem ter com a alimentação durante e após o parto e cuidados a ter com o recém-nascido, como também recriaram o ambiente de uma sala de parto a fim de desmitificarem o medo e a ansiedade sentidas pelas grávidas antes de chegar esse «grande momento». Foram realizadas demonstrações de aulas de preparação para o parto, yoga e pilates, mas o maior destaque foi para o Show Cooking ali realizado, onde o Chef de cozinha André Rebelo preparou in loco alguns pratos de comida saudável, com o objetivo de promover estilos de vida saudável durante a gravidez e pós-gravidez.
 

 

Em Portugal, a profissão de Parteira é assumida pelos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO), reconhecidos pela OE após obterem as qualificações académicas exigidas para o exercício legal da atividade. Nas comemorações deste ano, a Ordem dos Enfermeiros pretendeu dar a conhecer melhor o exercício dos EEESMO à sociedade, envolver os cidadãos nas atividades e apresentar uma vertente de educação para a saúde.

O Dia Internacional da Parteira comemora-se a 5 de maio e foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Confederação Internacional de Parteiras (ICM – International Confederation of Midwives) para salientar a importância do trabalho destes profissionais em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres.

O evento contou com a presença do Diretor-geral da Saúde, Dr. Francisco George; da Vice-presidente do Conselho Diretivo da OE com competências delegadas pelo Sr. Bastonário, Enf.ª Lúcia Leite; do Presidente da MCEEESMO da OE, Enf. Vítor Varela; do Enf. Vítor Rocha e da Enf. Ana Paula Gaudêncio da MCEESMO; da Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras (APEO), Enf.ª Dolores Sardo; do Enf. Luís Seixo em representação da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária (MCEEC) e do Enf. Bruno Alexandre Reis, em representação da Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Enf.ª Isabel Oliveira. 

Esta iniciativa foi organizada pela MCEESMO em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras e contou com a participação do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal; do Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora; da  Associação para o Planeamento da Família (APF); da Associação SOS Amamentação; do Centro Pré e Pós Parto; da Dar à Luz – Parto Natural; do Hospital Beatriz Ângelo; do Hospital da Luz; do Hospital de Santarém, EPE; do Hospital Garcia de Orta, EPE; do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE; do Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE); do Hospital de São Bernardo (Centro Hospitalar de Setúbal, EPE); do HPP Hospital de Cascais Dr. José de Almeida; do Instituto 4 Life e da Onda Saúde Lda. e Vou Nascer.com.

GCI/PG - BU/PF