Press Release - Ordem dos Enfermeiros apresentou Espaço Social do Enfermeiro

A Ordem dos Enfermeiros (OE), em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e Junta de Freguesia de Paradela, apresentou publicamente no dia 6 de setembro o Espaço Social do Enfermeiro, um equipamento inédito em Portugal que visa proporcionar momentos de convívio e de bem-estar a enfermeiros e suas famílias, em saudável articulação com a prestação de cuidados à comunidade.

Este projeto, a ser construído na Freguesia de Paradela num terreno de 40 mil metros quadrados, será um marco para a Enfermagem e para a dinamização da economia local. Com um investimento candidatado aos fundos comunitários a fundo perdido, estima-se que entre em funcionamento «dentro de 3 a 4 anos», como foi hoje anunciado. Numa fase inicial, o Espaço Social do Enfermeiro empregará cerca de duas dezenas de pessoas. Além de alojamento, auditório, salas de formação, piscinas, bar/restaurante, o espaço terá uma unidade de saúde onde se prestarão cuidados de Enfermagem.

O Espaço Social do Enfermeiro vai ser construído ao abrigo de um protocolo assinado em dezembro de 2012 entre a Câmara de Barcelos, a Junta de Freguesia de Paradela e a Ordem dos Enfermeiros. De acordo com o protocolo, a Freguesia de Paradela doa à OE um terreno com cerca de 40 mil metros quadrados, para a construção do equipamento. Trata-se de uma área localizada em pinhal, sossegada, com boa exposição solar e acessos fáceis às vias rápidas e estradas nacionais. A Câmara, por sua vez, elabora o projeto de arquitetura, especialidades e licenciamento e isenta o equipamento de taxas de licenciamento e de pagamento de IMI.

À Ordem dos Enfermeiros compete construir o equipamento, ceder o auditório e parque de estacionamento à freguesia, proporcionar um desconto de 50 por cento aos habitantes de Paradela pela utilização de todos os serviços prestados, ceder gratuitamente quatro quartos à freguesia e contratar preferencialmente habitantes de Paradela para trabalhar no Espaço Social do Enfermeiro.

Para o Bastonário da OE este é um empreendimento inédito para a classe, surgindo como forma de acarinhar os enfermeiros de todo o País, em especial os membros da Secção Regional do Norte. «Também é preciso cuidar de quem cuida», afirma. O Enf. Germano Couto referiu ainda que «este é um sonho com seis anos e o lançamento deste espaço simboliza o início de um percurso em conjunto». Em seu entender, este tipo de parcerias é fundamental nos tempos difíceis que atravessamos e é a prova de que «é possível fazer parcerias com as autarquias, com as forças vivas da sociedade».

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e o Presidente da Junta de Freguesia de Paradela enaltecem a iniciativa da OE e a influência positiva que ela poderá ter para a economia do concelho.

CD/GC - BU/PF - GCI/PG