Press-release

MCEER celebra Dia Mundial do Doente com AVC

Celebra-se hoje, dia 29 de outubro, o Dia Mundial do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O AVC constitui a primeira causa de morte e de morbilidade em Portugal, sendo responsável por elevados custos na saúde, quer na fase aguda quer na reabilitação.

A Ordem dos Enfermeiros e a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER), em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, o Hospital de Braga e o ACeS Cávado/Braga realizam esta manhã, no centro da cidade (Arcada), uma ação de sensibilização para a saúde, subordinada à temática do AVC.

Ao início da tarde será realizada uma sessão científica no Hospital de Braga, onde diversos profissionais das diferentes instituições envolvidas abordarão questões ligadas ao AVC.

A Ordem dos Enfermeiros pretende, com esta iniciativa, reforçar o papel dos profissionais de saúde e sensibilizar a população em geral para as vantagens em adotar hábitos e estilos de vida saudáveis, alertar para a identificação precoce dos sinais de AVC, apoiar e capacitar o cuidador e as pessoas com AVC.

GCI/WA/PG