Press-release

Conflito na Emergência Pré-hospitalar era evitável

No seguimento das notícias vindas a público sobre a inoperacionalidade de algumas ambulâncias básicas de socorro e após contacto com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Ordem dos Enfermeiros vem manifestar a sua confiança no INEM enquanto garante do socorro pré-hospitalar às populações.

Acresce que os portugueses podem confiar nas instituições públicas que lhes prestam cuidados de saúde e o INEM é, sem dúvida, uma instituição que merece o maior respeito e reconhecimento pelo serviço que presta diariamente aos portugueses.

Apesar disso, importa realçar que o conflito em causa era evitável, tal como era evitável procurar criar alarmismo na população como forma de negociação de condições laborais. Os riscos acrescidos a que os profissionais do INEM estão sujeitos e a reiterada realização de horas muito para além do normal horário de trabalho não são factos recentes! Aliás, há muito que os enfermeiros da Emergência Pré-hospitalar têm alertado, não só para estes aspetos, como também para a necessidade de melhores condições de trabalho, sendo que nem por isso alguma vez puseram em causa o socorro às populações colocando um meio inoperacional por estes motivos. É o elevando sentido de responsabilidade e a existência de um Código Deontológico que marca a diferença de uma profissão autorregulada.

Era igualmente evitável o recurso excessivo a horas extraordinárias dos técnicos de emergência caso o Ministério da Saúde e o Conselho Diretivo do INEM assumissem, de uma vez por todas e com coragem, modelos integrados de Emergência Pré-hospitalar que rentabilizassem os enfermeiros disponíveis no terreno.

Estes modelos permitiriam maior competência técnica no socorro pré-hospitalar, maior integração e continuidade de cuidados e ausência de taxas de inoperacionalidade dos meios.

A Ordem dos Enfermeiros está, como sempre, disponível para apoiar soluções de aumento de eficiência na área da Saúde garantindo melhor qualidade para quem precisa de cuidados.

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

Germano Couto