Press Release - Comemoração do Dia Mundial da Saúde na Escola Básica Quinta de S. Gens da Senhora da Hora, em Matosinhos

Na próxima quinta-feira, dia 24 de abril, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP) da Ordem do Enfermeiros (OE) em parceria com a UCC Senhora da Hora e a Secção Regional Norte da OE realizam algumas atividades na Escola Básica Quinta de S. Gens da Senhora da Hora, em Matosinhos, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Saúde junto das crianças.

Com estas atividades pretende-se dar a conhecer às crianças alguns cuidados básicos que devem ter no que respeita à promoção da sua saúde e segurança, de uma forma lúdica e dividem-se por diversas turmas que vão do 1º ao 4º ano, englobando ainda uma atividade específica para o jardim de infância. A MCEESIP com a colaboração da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros irá desenvolver uma formação sobre Suporte Básico de Vida e Chamada de Emergência.

O programa dirige-se a cerca de 530 crianças e conta com a participação dos Professores e da Associação de Pais. A Unidade de Cuidados na Comunidade Senhora da Hora, que apoia a Escola em termos de saúde Escolar, planeou diversas atividades que serão realizadas pelos enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas daquela unidade que integra a Unidade Local de Saúde de Matosinhos. A Escola Segura da PSP e a Cruz Vermelha são as entidades oficiais que também aderiram a este projeto.

As atividades irão decorrer durante a manhã do dia 24 de abril de 2014 (quinta-feira), entre as 09h30 e as 13h30, na Escola Básica Quinta de S. Gens da Senhora da Hora, em Matosinhos.

O programa prevê atividades para os diferentes anos entre as quais destacamos: higiene postural, a importância da lavagem das mãos, em que refeição estamos, comer devagar, visitas à tenda e ambulância, simulacro de sismo, karts, operação STOP, segurança balnear, suporte básico de vida e chamada de emergência e para o jardim de infância um teatro sobre vacinação.

GCI/PG - BU/PF