Press Release - APEGEL realiza 3º Congresso dedicado às «Competências do Enfermeiro Gestor e Boas Práticas da Gestão em Enfermagem»

Com colaboração da Ordem dos Enfermeiros,

No próximo dia 25 de outubro, a APEGEL - Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança realiza o seu 3º Congresso, dedicado ao tema «Competências do Enfermeiro Gestor e Boas Práticas da Gestão em Enfermagem», para o qual gostaria de convidar os diversos órgãos de comunicação social a estar presentes. O evento terá lugar no Auditório do Metropolitano da Estação Alto dos Moinhos de Lisboa e conta com a colaboração da Ordem dos Enfermeiros.

A APEGEL é uma associação que congrega os Enfermeiros que exercem nos vários níveis de gestão, em todos os setores da saúde e independentemente da sua relação laboral e que procura ser uma referência na gestão dos serviços de saúde, com implicações efetivas na prática clínica de Enfermagem.

Ao abordar esta temática no seu congresso, a APEGEL vai de encontro a mais uma oportunidade de promover as boas práticas de gestão de serviços de enfermagem e de saúde, referenciando-se como um polo agregador da intervenção dos enfermeiros na área da gestão da saúde em geral e dos serviços de Enfermagem em particular, com o objetivo de maximizar a qualidade da prestação dos cuidados de Enfermagem aos indivíduos, famílias e comunidades.

A qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos estão diretamente relacionados com a qualidade da prática dos enfermeiros da área da gestão, onde enfermeiros gestores competentes determinam cuidados de qualidade. Torna-se assim fundamental documentar o referencial de competências que estes profissionais assumem no dia-a-dia da sua prática de gestão.

A necessidade de implementar sistemas de qualidade está hoje assumida formalmente, pelo que, a existência de um enfermeiro designado como gestor, integrado num processo operacional definido, permitirá atingir de forma eficaz os objetivos que dizem respeito à prática de Enfermagem no contexto de prática clínica. Especialmente no que diz respeito à qualidade no desempenho desenvolvido, procurando a melhoria contínua dos serviços prestados.

Consulte aqui o programa

Visualize aqui a reportagem realizada no âmbito do Congresso.

CD/GC - GCI/PG - BU/PF