Ordem dos Enfermeiros não recomenda vacinação universal de crianças entre os 5 e 11 anos

A Ordem dos Enfermeiros defende que não se deve iniciar, para já, a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, mas sim aguardar por uma maior evidência científica quantos aos custos-benefícios a médio e a longo prazo.

No parecer enviado à DGS, a OE sublinha que os benefícios de saúde individuais decorrentes da vacinação de crianças saudáveis serão “limitados”, face aos dados conhecidos até ao momento, e que, por isso, a prioridade se deve centrar na vacinação de pessoas adultas da forma mais célere possível.

A OE recorda que todos os estudos indicam que “ao vacinar adultos se reduz o risco de exposição das crianças e adolescentes”, e, por outro lado, o Comité do Medicamento de Uso Humano da EMA “ainda não reuniu consenso quanto à utilização de alguma ou algumas das vacinas disponíveis nas crianças”.

“Considera a OE que o benefício da vacinação para as crianças entre os 5 e os 11 anos não constitui, por si, fundamento bastante para o processo de decisão”, conclui a OE.

Veja aqui o ofício