Ordem dos Enfermeiros indignada com prisão de enfermeiros e médicos no Bahrain

Lisboa, 6 de Outubro de 2011 – Foi com perplexidade que a Ordem dos Enfermeiros recebeu a notícia, através do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), da prisão de enfermeiros e médicos no Bahrain, condenados entre 5 e 15 anos de prisão por terem tratado manifestantes feridos durante os protestos anti-regime que decorreram naquele país.

Consideramos vergonhoso que enfermeiros e médicos no Bahrain sejam acusados de crime por providenciarem cuidados de saúde como é seu dever, tal como consta do Estatuto da OE (Art.º 76º – Deveres em geral), e consequentemente fiquem privados da sua liberdade. Como tal, não poderíamos deixar de nos associar ao ICN na denúncia desta situação.

O ICN, do qual a Ordem dos Enfermeiros é membro, já pediu a suspensão das penas de prisão, considerando-as «injustas e inaceitáveis», tendo referido que os profissionais de saúde foram condenados por um tribunal militar, «num julgamento injusto e com motivações políticas».

Em comunicado de imprensa, o ICN denunciou a prisão de 20 profissionais de saúde, nos quais se incluem enfermeiros, tendo inclusivamente o líder da Sociedade de Enfermagem do Bahrain sido sancionado com uma sentença «vergonhosa» de 15 anos de prisão.

O ICN já solicitou a retirada das acusações contra estes profissionais de saúde, de modo a que estes «possam ser restabelecidos nos seus cargos e continuar a cuidar de todos aqueles que deles necessitam».

Este órgão internacional que representa cerca de 13 milhões de enfermeiros em todo o mundo exortou todos os seus membros – associações nacionais de enfermeiros e todos os que se preocupam com a protecção dos trabalhadores da saúde no exercício do dever de zelar pela saúde em tempo de paz ou em tempos de conflito – a endereçar um pedido de suspensão das acusações às autoridades do Reino do Bahrain.

Se pretender dirigir um apelo às autoridades do Bahrain, aqui ficam os contactos:

King
Shaikh Hamad bin ‘Issa Al Khalifa

Office of His Majesty the King

P.O. Box 555

Rifa’a Palace, al-Manama, Bahrain

Fax: +973 176 64 587/ +973 17664587

Salutation: Your Majesty

Prime Minister
Prince Khalifa bin Salman Al Khalifa

Prime Minister

Office of the Prime Minister

P.O. Box 1000, al-Manama, Bahrain

Salutation: Your Highness

Minister of Justice and Islamic Affairs

Sheikh Khalid bin Ali Al Khalifa

Ministry of Justice and Islamic Affairs,

P.O. Box 13, al-Manama, Bahrain

Salutation: Your Excellency

Poderá consultar aqui a entrevista do Chief Executive Officer do ICN, Enf.º David Benton, à televisão iraniana relativamente a este assunto.

MAS - GCI/AS