Ordem dos Enfermeiros assinala Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Bragança

No próximo dia 20 de novembro, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) da Ordem dos Enfermeiros (OE), em parceria com a Escola Superior de Saúde de Bragança/IPB, a Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, vai realizar em Bragança, diversas atividades inseridas nas comemorações do Dia Mundial da DPOC.

A comemoração deste dia inicia-se com uma Conferência, que terá lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde de Bragança/IPB, tendo como participantes na Sessão de Abertura, às 09H30, Ângela Prior, Enfermeira Diretora da Unidade Local de Saúde do Nordeste; Helena Pimentel, Diretora da Escola Superior de Saúde/IPB; Leonel Preto, Diretor do Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação da ESSA/IPB e representantes da MCEER da OE e da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação. A Conferência tem início às 10H00 e terá como oradora Sónia Casado, da Unidade Local de Saúde do Nordeste – UCC Carrazeda de Ansiães.

A DPOC é uma doença de evolução lenta e progressiva, caracterizada por uma obstrução brônquica persistente, só parcialmente reversível, que pode afetar negativamente a qualidade de vida dos indivíduos. O sintoma mais frequente é a sensação de falta de ar que pode conduzir a limitações graves, nomeadamente no desempenho das atividades diárias.

Em Portugal, a DPOC afeta cerca de 800 mil pessoas e constitui a 2ª causa de internamento por doença respiratória, conduzindo a graus de incapacidade relevantes e elevada mortalidade. A DPOC ocupa o 4º lugar das causas de morte em todo o mundo, sendo responsável por 3 milhões de mortes por ano.

O principal fator desencadeante da DPOC é o fumo de tabaco, tanto para fumadores ativos, como para os que a ele estão expostos passivamente. As orientações para o tratamento da DPOC incluem, entre outras medidas, a suspensão dos hábitos tabágicos, tratamento da sintomatologia e integração do exercício físico nos programas de reabilitação pulmonar. Estas medidas permitem prevenir a evolução da doença, diminuir o número de agudizações e, consequentemente, reduzir o número de internamentos e melhorar a qualidade de vida destes doentes.

No âmbito desta comemoração, vão-se ainda realizar durante o dia, rastreios de sinais/sintomas de DPOC e sensibilização para a prevenção e controlo dos fatores de risco com ênfase na evicção tabágica, pelas 11H00, na Escola Superior de Saúde de Bragança e, pelas 13H00, no Bragança Shopping.

Pretende-se com este evento sensibilizar a população para as vantagens de adotar hábitos de vida saudáveis, diminuindo assim o risco de DPOC e promover a reflexão sobre as várias formas de apoiar a pessoa com DPOC, capacitando-a para a gestão e controlo da doença.

Para mais informações consulte a página de eventos OE.

CD/GC - GCI/PG - BU/PF