Dotações de enfermeiros em destaque na IV Conferência do Conselho de Enfermagem - 21 e 22 de Outubro de 2011 - Auditório A da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide

Lisboa, 19 de Outubro de 2011 – O número mínimo de enfermeiros que devem existir nos serviços – em especial numa época em que a crise financeira começa a colocar questões relacionadas com a segurança dos utentes – é um dos temas que estará em destaque na manhã desta sexta-feira, no âmbito da IV Conferência do Conselho de Enfermagem. A presença de enfermeiros na emergência pré-hospitalar e a sua participação em projectos nacionais e internacionais ligados à alcoologia e à Enfermagem de Família são mais algumas das temáticas em foco num evento que terá início a 21 de Outubro, com a intervenção da Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, intitulada «Num mundo em transição…».

Organizado pela Ordem dos Enfermeiros, este evento irá decorrer a 21 e 22 de Outubro de 2011, Auditório A da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide.

Em destaque também estará o Modelo de Desenvolvimento Profissional dos enfermeiros – o qual assenta num sistema de certificação de competências, concretizado através de uma prática tutelada para recém-licenciados em Enfermagem e enfermeiros que queiram especializar-se numa determinada área de intervenção, e num sistema de individualização de especialidades.

Padrões de Qualidade para os cuidados de Enfermagem especializados, os projectos em curso nas várias regiões do país, programas formativos das especialidades, atribuição de títulos profissionais e a estrutura de idoneidades serão outras das temáticas em debate.

Em termos globais, esta IV Conferência do Conselho de Enfermagem pretende fazer um ponto da situação sobre os vários projectos e grupos de trabalho em que aquele órgão está envolvido, perspectivando o futuro. Por isso, o tema escolhido para a conferência deste ano foi «em Transição».

Convidamos os senhores jornalistas a assistirem ao evento.

O programa do evento encontra-se em anexo.

CE/LN - GCI/LCN