Cortes na Saúde e «Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros em Portugal» em análise nas Cerimónias de Vinculação à Profissão

Cerimónias de Vinculação à Profissão

Secção Regional da Região Autónoma da Madeira – 22 de Setembro de 2011 – Auditório da SR da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, Santa Maria Maior, Funchal – 18H00

Secção Regional do Sul – 23 de Setembro de 2011 – Seminário da Torre d´Aguilha, S. Domingos de Rana – 16H00

Secção Regional do Norte – 24 de Setembro de 2011 – Porto Palácio Hotel, Porto – 14H30

Secção Regional do Centro – 29 de Setembro de 2011 – Auditório Principal do Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra – 14H15

Lisboa, 21 de Setembro de 2011 – É já nos próximos dias que a Ordem dos Enfermeiros (OE) acolhe de Norte a Sul do País, passando pela Madeira, os novos membros na profissão. Na Região Autónoma da Madeira, os novos enfermeiros vão receber das mãos da Sr.ª Bastonária da OE, Enf.ª Maria Augusta Sousa, a sua cédula profissional na próxima quinta-feira, dia 22, o que permitirá aos recém-formados o acesso à Enfermagem e o exercício autónomo da profissão.

Esta cerimónia que decorre no Funchal, nas instalações da Secção Regional da Região Autónoma da Madeira, contará com a presença do Enf.º Élvio de Jesus, Presidente da SR da Madeira da OE; do Dr. Francisco Jardim Ramos, Secretário Regional dos Assuntos Sociais; do Dr. António Almada Cardoso, Presidente do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPE); do Dr. Maurício Melim, Presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, entre outras personalidades.

Segue-se a Cerimónia de Vinculação na Secção Regional do Sul, no próximo dia 23 de Setembro, a partir das 16 horas, no Seminário da Torre d´Aguilha, em S. Domingos de Rana, presidida pela Sr.ª Bastonária. Entre as personalidades confirmadas está o Enf.º Rogério Gonçalves, Presidente da SR do Sul da OE, o Dr. Francisco George, Director-Geral da Saúde, e os deputados Dr. Ricardo Baptista Leite e a Dr.ª Paula Santos, entre outras individualidades do Ensino Superior e da Saúde.

A 24 de Setembro é a vez da Cerimónia de Vinculação da SR do Norte da OE, que terá lugar no Porto Palácio Hotel, a partir das 14h30. A par da intervenção da Sr.ª Bastonária e do Presidente da SR do Norte da OE, Enf.º Germano Couto, haverá uma conferência que será proferida pelo Prof. Augusto Mateus, subordinada ao tema «Sistema Português de Saúde – Perspectivas para o futuro».

Segue-se a Cerimónia de Vinculação da SR do Centro da OE, no próximo dia 29 de Setembro, a partir das 14h15, no Auditório Principal do Centro de Congressos dos HUC, em Coimbra. A Bastonária da OE preside à Cerimónia, que contará com a presença do Enf.º Manuel Oliveira, Presidente da SR do Centro da OE, e do Prof. Fernando Regateiro, Presidente dos Hospitais da Universidade de Coimbra, entre outras individualidades.

Recordamos que as cerimónias de vinculação à profissão são o momento a partir do qual os jovens que terminaram a licenciatura em Enfermagem no ano de 2010/2011 recebem as suas cédulas profissionais, permitindo a partir desse momento o exercício da profissão de enfermeiro.

Em análise nestas cerimónias estarão, inevitavelmente, os cortes «cegos e indiscriminados» na Saúde e a situação económico-financeira do País; a situação laboral dos recém-licenciados em todo o País, com a divulgação dos resultados preliminares do Estudo dedicado à «Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros em Portugal», que se inscreveram na OE entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2010.

Convidam-se os senhores jornalistas a estarem presentes nas cerimónias.

GCI/AS