-
08-01-2026
SRS-RAM reafirma compromisso de recrutar 120 enfermeiros para o SESARAM até ao próximo mês de maio

(Foto:DR/SRS/Miguel Lira)
O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, reuniu-se esta quinta-feira, 8 de janeiro, com a Secretária Regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Micaela Fonseca de Freitas, num encontro que a Ordem classifica como “bastante positivo” e do qual resultou o compromisso da tutela para a admissão de 120 enfermeiros no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) até ao próximo mês de maio.
A reunião, que decorreu no Funchal, teve como foco principal a gestão dos recursos humanos de enfermagem no Serviço Regional de Saúde (SRS-RAM), num contexto atualmente marcado pela carência de profissionais, pela sobrecarga de trabalho e por situações de exaustão profissional registadas em vários serviços.
Segundo Luís Filipe Barreira, os 120 enfermeiros, que está previsto admitir, integram a reserva de recrutamento resultante do concurso aberto no ano passado, no âmbito do qual já tinham sido contratados 80 profissionais. Para o Bastonário, este reforço é “fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde prestados à população”, permitindo colmatar lacunas particularmente sentidas em áreas como a Rede de Cuidados Continuados do Hospital Dr. João Almada e nos serviços de Ginecologia e Imagiologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Durante o encontro foi igualmente analisada a situação registada em três serviços da Região, onde enfermeiros apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade, invocando exaustão profissional e baixas médicas. A Ordem dos Enfermeiros considera estes pedidos particularmente preocupantes, entendendo-os como um sinal claro da insuficiência de recursos humanos para assegurar a prestação de cuidados com a qualidade e a segurança exigidas.
Outro dos temas em análise foi a situação dos enfermeiros especialistas, que apresentaram um abaixo-assinado a reclamar o não reconhecimento da respetiva categoria profissional, apesar de reunirem os requisitos legais para o efeito. A abertura de concurso para esta categoria será mais demorada, tendo sido referido pela Secretaria Regional de Saúde da RAM que existe margem para a admissão de cerca de 50 enfermeiros especialistas, até ao limite legal de 25% do total de enfermeiros do quadro do SESARAM.





