Projecto do Cávado vence Prémio Saúde Sustentável

  • 10-12-2018

É um projecto inédito e pioneiro no País, que acaba de ser distinguido com o Prémio Saúde Sustentável. Trata-se do programa de gestão do percurso do utente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), impulsionado pela Enfermeira Sofia Leal, Directora Executiva do ACES Cávado III Barcelos/ Esposende.

 

O projecto está a funcionar, desde o ano passado, no referido agrupamento de centros de saúde, em integração com o Hospital de proximidade, Santa Maria Maior, e nasceu da necessidade de prestar cuidados de forma integrada, face a um subdiagnóstico da DPOC.

 

“A preocupação inicial é identificar as pessoas que têm esta patologia porque há um problema de subdiagnóstico”, começa por explicar a Enfermeira Sofia Leal, acrescentando que, com a equipa multidisciplinar, que envolve, além de Enfermeiros, também nutricionistas e psicólogos, entre outros profissionais, “há uma reposta mais eficiente, desde o diagnóstico à reabilitação”.

 

Após um ano de projecto, já é possível garantir que há ganhos em saúde, traduzíveis pelo aumento do registo de diagnóstico na região e pela melhoria no acesso a serviços de saúde, como o programa de cessação tabágica e espirometrias. A pessoa com diagnóstico de DPOC passa a ter um acompanhamento multifacetado, integrado, com recurso a um plano individual de cuidados, que coloca o utente no centro das intervenções de todos os prestadores de cuidados, constituindo um meio de negociação e ligação entre a equipa de saúde e o utente.

 

Para Sofia Leal, este projecto, que tem o alto-patrocínio da Presidência da República, “é um modelo perfeitamente replicável” noutras regiões do País, sublinhando que não implica um investimento avultado, mas sobretudo uma reorganização dos meios técnicos e humanos, que operam de forma eficiente em prol da sustentabilidade do SNS e da qualificação assistencial à pessoa com DPOC, prevendo- se a redução de internamentos e idas às urgências por agudizações."