Participe neste estudo sobre cuidar das crianças num mundo de incertezas e riscos

  • 02-05-2019

Como tem sido hábito, a Ordem dos Enfermeiros pede a colaboração de todos os seus profissionais de saúde em um questionário relacionado com o projecto de investigação: Cuidar das crianças num mundo de incertezas e riscos – a integração do princípio da precaução nas práticas e rotinas das famílias e dos profissionais de saúde.

 

A investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Susana Fonseca esclarece que “este inquérito tem como objetivo conhecer as perceções e as práticas dos profissionais de saúde que acompanham diariamente gestantes e mães durante as fases da gravidez e da primeira infância das suas crianças, sobre a relevância científica e social dos riscos associados à presença de algumas substâncias químicas perigosas em produtos do quotidiano (cosméticos, detergentes, têxteis, brinquedos, alimentação, tintas e vernizes, móveis, etc.).

 

O principal objectivo é compreender:


- Qual a percepção dos profissionais de saúde sobre o impacto que a presença de substâncias químicas perigosas em produtos de uso comum (têxteis, alimentos, brinquedos, cosméticos, etc.) pode ter na saúde das gestantes e dos bebés.
- Quais as práticas de aconselhamento às mães sobre este tema.
- Qual a percepção sobre o papel que os profissionais de saúde devem ter no debate político/regulamentação sobre o tema.

 

 

Participe no questionário, até dia 26 de Maio, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgFjC_0Xlkas4NO1WGyGLa3vxfrfaxyBsXd0PPuNT3HfXHFQ/viewform?fbzx=-344449916128638700