Ordem pede aos Portugueses que se juntem aos Enfermeiros

• 18-05-2018

A Ordem dos Enfermeiros, que apoia a Concentração Nacional de Enfermeiros, marcada pelo Movimento Nacional de Enfermeiros (MNEnf), amanhã, na Praça Afonso de Albuquerque, junto ao Palácio de Belém, apela a todos os Portugueses para que se juntem ao protesto, pela Saúde de todos.

“Esta não é uma luta só dos Enfermeiros, é uma luta de todos, porque a luta é contra a degradação dos cuidados de Saúde e do SNS”, explica a Bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, sublinhando que o que está em causa não é apenas uma questão da carreira dos profissionais, mas sim, e acima de tudo, uma questão de dignidade na Saúde.

Com este protesto, os Enfermeiros pretendem sensibilizar o País para os problemas do SNS, numa altura em que a Saúde está nas mãos das Finanças e continuam a faltar 30 mil Enfermeiros.

A Ordem recorda ainda que Portugal é o País da União Europeia com menor investimento na Saúde, o que o coloca na cauda da Europa a vários níveis, designadamente no número de Enfermeiros por mil habitantes: Portugal tem uma média de 6,1 Enfermeiros por mil habitantes, quando a média europeia é de 8.4, ao mesmo tempo que um estudo realizado em 30 países demonstra que por cada doente a mais à responsabilidade dos Enfermeiros está associado um aumento de 7% na mortalidade hospitalar, "Estamos a falar da vida das pessoas, o número actual de Enfermeiros contratados em Portugal põe em causa a vida de todos", refere a Bastonária.

Por outro lado, um em cada cinco Enfermeiros trabalha em situação de exaustão, sendo que o mesmo estudo, que foi implementado em Portugal em parceria com a Universidade Católica, conclui que os Hospitais com maior número de Enfermeiros e menor exaustão de Enfermeiros têm menos 30% de infecções hospitalares, o que permite poupanças de 58 milhões de euros/ano.