Morreu Marta Lima Basto, a primeira Enfermeira portuguesa a obter o grau académico de Doutor

• 16-01-2024

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, lamenta a morte da Professora Doutora Marta Lima Basto, uma referência na enfermagem enquanto profissão e disciplina.

A investigação, o ensino e a qualificação da profissão ficarão para sempre associados à mulher que, pelo seu percurso pessoal e académico, foi condecorada em 2004 como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública e em 2021 Marcelo Rebelo de Sousa condecorou-a com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.

Marta Lima Basto iniciou o seu percurso académico como estudante de enfermagem em 1959, desenvolvendo um percurso profissional que incluiu países como os EUA, Canadá, Reino Unido, França ou Bélgica, onde concluiu o doutoramento em 1994.

Em Portugal foi Enfermeira no IPO de Lisboa, e destacou-se no Ensino e na Investigação em enfermagem.

Aposentou-se em 2001 e, desde então, dedicou-se exclusivamente à investigação, colaborando com vários cursos de Doutoramento em enfermagem.

Representou Portugal e a enfermagem portuguesa em vários grupos de trabalho nacionais e internacionais. Tem cerca de uma centena de trabalhos científicos publicados.

Recebeu a Medalha de Ouro de Serviços distintos do Ministério da Saúde e um Louvor com distinção da Ordem dos Enfermeiros