-
15-07-2024
Integração de Escolas de Enfermagem nas Universidades recebe luz verde
O Conselho Coordenador do Ensino Superior emitiu um parecer favorável à integração das Escolas Superiores de Enfermagem do Porto, Coimbra e Lisboa nas respetivas Universidades. O parecer foi apresentado ao Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, na sexta-feira passada.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação vai agora analisar o parecer e decidir sobre a integração das instituições, que serão integradas nas Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra como instituições politécnicas.
Trata-se de um passo importante para a valorização e desenvolvimento do ensino de Enfermagem português, seguramente, entre os melhores do mundo. Parabéns, por isso, à ESEL, ESEP e ESEnfC!
Ordem continua empenhada em alterar a lei
Porém, subsiste, ainda, a questão relacionada com o Decreto-Lei nº480/88, que impõe que o ensino de Enfermagem seja ministrado, em exclusivo, no ensino politécnico.
Em janeiro passado, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, já tinha pedido ao Presidente da República que efetuasse uma fiscalização sucessiva da constitucionalidade da norma. A Ordem continua a fazer diligências para alterar esta disposição legal, incompreensível e discriminatória para o ensino da Enfermagem em Portugal.